domingo, 30 de novembro de 2008

Extra-Campeonato: O Planeta Feroz

Para os meus amigos brasileiros, este é um fim de semana prolongado para as minhas bandas. E neste dia, parte de Portugal está debaixo de neve. Não só em sitios habituais, como nas montanhas da Serra da Estrela, ou em Bragança, mas também em sitios como Guarda, Viseu e Portalegre. Estradas cortadas, temperaturas a atingirem graus negativos à noite (por vezes roçam os oito ou nove graus negativos), e quando não neva, sente-se o frio de rachar.

Mesmo eu, que vivo perto do mar e sem montanhas à volta, no Centro do país, sente-se outras coisas. Por exemplo, ondem, pelas seis e meia da manhã, acordei com o barulho de granizo a cair no meu telhado, a bater forte, bem forte, durante um curto periodo de tempo. Quando abri o estore, verifiquei que tinha uma pequena camada de gelo acumulado, e os vizinhos a irem às suas janelas para verem o "espectáculo".

Mais do que aquilo que os meus camaradas brasileiros sofrem com as chuvas, que caem sem parar há algumas semanas, em sitios como Santa Catarina, e onde já morreram 110 pessoas, em aluimentos de terras e levados por enxurradas. Aí é que é mesmo devastador. Mas ver como parte de um país fica parado ou isolado por causa de meia dúzia de nevões, mostra, lá como cá, como a Natureza pode ser feroz. Mas depois da tempestade, vem sempre a bonança...

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante a foto da neve Eu sempre tenho a maior curiosidade dessas coisas que não temos neve aqui ...gostaria que fizesse mais matérias dizendo como pega o carro de manhã..se demora ..qual marca pega melhor ou se estraga a lata com o frio...coisas assim abraços Lionel