sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Feliz 65º aniversário, Jacques!

Hoje é dia de aniversário de Jacques Laffite, um dos membros da "Alliance Francaise", que polvilharam as grelhas de partida de Formula 1 nos anos 70 e 80. Laffite só correu em duas equipas durante a sua longa carreira na categoria máxima: Ligier e Williams.

Foi na Williams que conseguiu o seu primeiro grande resultado de relevo, um segundo lugar no GP da Alemanha de 1975. Foi o piloto emblemático de Guy Ligier nos primeiros tempos da sua aventura na Formula 1, dando à equipa a sua primeira vitória, e a primeira do simpático piloto francês. Aliás, todas as suas seis vitórias na carreira, entre 1977 e 1981, foram conseguidas a bordo dos carros azuis.

A sua carreira durou até aos 41 anos, e na sua última temporada, em 1986, ainda conseguiu dois pódios, antes do GP de Inglaterra, no circuito de Brands Hatch. Aí, comemorava o seu 176º Grande Prémio da carreira, igualando o então "record" de Graham Hill. Contudo, não foi longe: uma carambola no inicio da partida fez com que batesse no muro e fracturasse ambas as pernas, terminando a sua carreira.

Hoje em dia é comentador das provas de Formula 1 no canal francês TF1, ao lado de Christophe Malbranque e Jean-Claude Moncet, e os seus comentários são atentamente ouvidos pelos espectadores. Escrevi uma biografia dele nos primórdios deste blog, podem ver no link que eu coloquei aqui. Joyeux Anniversaire, Jacques!

2 comentários:

Unknown disse...

Bem lembrado...

Inspirei-me no teu post do Beloff para o meu blog :)

Ron Groo disse...

E viva Laffite, um dos franceses mais simpáticos da F1, e nem por isto bom piloto hehehehe