domingo, 16 de novembro de 2008

WTCC - Macau (Corridas)

Terminou esta madrugada, no circuito urbano da Guia, em Macau, o Mundial de Turismos. o francês Yvan Muller é o novo campeão do mundo, conseguido na primeira das duas corridas nesta jornada asiática.


Na primeira corrida, o suiço Alain Menu dominou-a, liderando do princípio ao fim, enquanto Yvan Muller garantiu antecipadamente o título com um terceiro posto cauteloso. Foi apenas nas últimas três voltas que Andy Priaulx conseguiu aproximar-se do piloto suíço, mas nunca conseguiu encontrar maneira de forçar a ultrapassagem.


Entretanto, com o abandono de Rickard Rydell, devido a problemas mecânicos, Yvan Muller ascendeu ao terceiro posto. O piloto francês passou o restante da corrida a defender-se dos ataques do brasileiro Augusto Farfus, no seu BMW 320i, e do inglês Rob Huff, no seu Chevrolet Lancetti, que ficava com uma vantagem mínima na luta pelo terceiro lugar do campeonato. Gabriele Tarquini, o maior rival de Yvan Muller na luta pelo título mundial deste ano, terminou em sétimo, atrás do seu colega Jordi Gené, nunca demonstrando andamento para levar a luta pelo título até ao fim. James Thompson fechou os pontos, chegando na oitava posição.

Na segunda corrida, James Thompson arrancava da pole-position, fruto do oitavo lugar que alcançara na primeira. O inglês assegurou o comando, apesar dos ataques do Chevrolet Lancetti de Nicola Larini, que tinha arrancado muito antes dos semáforos se apagarem e, por isso, subiu do nono ao segundo lugar. Porém, a falsa partida do italiano foi visível a olho nu e acabou por sofrer um "drive through", que o atrasou definitivamente.

Thompson parecia a caminho de uma vitória, apesar dos ataques ferozes de Augusto Farfus mas, na penúltima volta, tocou nos rails dos Esses da Solidão, acabando por danificar de forma séria o seu Honda, o que o levou ao abandono. Esperava-se que Farfus pudesse cortar a meta no primeiro posto, porém, o brasileiro bateu na última volta, tendo uma das suas rodas provocado o despiste de Gabriele Tarquini, que perseguia de perto o brasileiro. Esta catadupa de acontecimentos acabou por promover à liderança Robert Huff, tendo este sido acompanhado ao pódio por Andy Priaulx, o Campeão deposto, e Yvan Muller, o novo Campeão.

Quanto aos portugueses Tiago Monteiro e André Couto, a sua passagem foi muito discreta. O português, no seu Seat Leon TDi, que se queixou de uma má afinação nos treinos, na primeira corrida não chegou mais longe do que o 11º lugar da geral. Quanto a André Couto, foi o 13º classificado, no Honda Accord da N Technology. Na segunda corrida, a situação não melhorou, antes pelo contrário. Tiago Monteiro arrancou das boxes devido a problemas na caixa de velocidades do seu Seat, abandonando logo no final da primeira volta. André Couto resolveu protagonizar na travagem para o Hotel Lisboa o seu tradicional acidente de Macau, abandonando quando descrevia a segunda passagem pela meta.

Sem comentários: