sábado, 6 de dezembro de 2008

Speeder questiona... Rianov Albinov (F1 Nostalgia)

No meio da tempestade dos últimos dois dias, com a retirada da Honda e o futuro da Formula 1 em jogo, retomo a secção de entrevistas "Speeder questiona..." e apresenta hoje o quinto entrevistado da série, eventualmente um dos mais aguardados. Ainda há outros, que serão desvendados nas semanas que aí vêm, mas hoje é dia de entrevistar Rianov Albinov.

A personagem que trago esta semana para a entrevista é alguém que constrói um blog de automobilismo, no mínimo original. Tem 23 anos, é originário de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, mas mora agora no Rio de Janeiro. Quer seguir o sonho de ser jornalista, apesar de ter sido, segundo as palavras do próprio “um menino com sérios problemas com o Português, mas que com o passar do tempo, vai melhorando”. Aos 19 anos, teve um grave acidente de viação, do qual andou muito tempo em convalescença. Mas isso não o deixou baixar os braços e gozar com a vida.

E como “o seu sonho era correr de Formula 1 na década de 70, mas como nasceu na época errada, resolveu falar sobre a tal.” E assim nasceu a Formula 1 Nostalgia. Senhoras e senhores, o homem por detrás desse blog, o “soviético” Rianov Albinov.


1 - Oi Rianov, é um prazer ter-te aqui a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como começaste o teu blogue?


Bom, o F1 Nostalgia começou por "culpa" do Capelli. Assim que ele começou um tópico no Blog dele chamado "Do Baú", eu comecei a mandar algumas sugestões para ele (bem fracas, eu assumo) e vi que tinha um bom material "obscuro" em mãos. Tanto é que, hoje, o F1 Nostalgia se baseia em fatos pouco conhecidos do público.


2 - O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Sinceramente não lembro, e se não lembro, não deve ter sido planejado.

3 - Explica-me o teu "nickname", Rianov Albinov. É influência da extinta União Soviética e do Flávio Gomes, não?

Pois é, foi uma brincadeira de Orkut que acabou pegando. Por coincidência comecei o Blog e usava este nick, agora, não dá mais para mudar (e nem quero). E sim, o nome foi inspirado no lendário Leandrov Alfonsov.

4 - Antes de começares o teu, já tinhas participado em algum blogue ou site?

Nunca, nunca. O máximo que aconteceu foi uma de minhas sugestões para o "Do Baú" do Capelli ter sido publicado. Lembro-me que era Paul Tracy testando a Benetton no Estoril.

5 - Em que dia é que começou, e quantas visitas é que já teve até agora?

Comecei no dia 11 de Março. No início, eram poucas visitas. Cheguei a ficar um mês sem fazer uma postagem. Mas, depois que reiniciei, o Blog só foi crescendo. Hoje tenho 62 mil acessos e uma média de 550 acessos por dia.

6 - De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Os que mais me orgulho são os de testes. Gostei de fazer os testes de Senna na pré-Formula 1 em 1983, gostei também de fazer os testes dos carros de 6 rodas na F1 e o do Csaba Kesjar na Zakspeed.

7 - O teu blogue é diferente dos demais. Como é que uma personagem como tu, tão novo, fala sobre carros do passado?

A Internet é uma grande invenção do homem. Sem ela não saberia nada de Formula 1 e teria de me resumir ao que a TV mostra. Com a Internet, procuro fatos obscuros e que ninguém lembra mais, fatos bem raros e antigos são meu forte. É uma união passado-presente muito interessante.



8 - As fotografias que tu colocas, muitas das vezes, não se vêm em mais lado algum. Tu vais a algum fórum, ou tens alguém que te fornece as fotografias?


Pois é, gosto de mostrar o "novo". Todo tempo livre que tenho vasculho sites e fóruns obscuros. Tipo sites da Rússia, Hungria... e fóruns que nunca ouviste falar. Consegue-se várias raridades por lá.


9 - Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita todos os dias?


Os que não dispenso uma visita diária são os que estão no meu "Blogroll": Blig do Gomes, Blog do Groo, Blog do Capelli, Blog do Fábio Seixas, Blog do Ico, BlogSport, Bruno Mantovani, Continental Circus (claro), Pandini GP, A mil por hora, Velocidade Máxima Total e Voando Baixo. E tem inúmeros outros que toda semana eu dou uma passadinha.


10 - Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Olhe, criança se impressiona com coisas fortes né? Por isso, a 1ª lembrança que tenho da Formula 1 são acidentes. Lembro da Ferrari do Berger pegando fogo em Ímola, lembro do Gugelmim voando na largada de Paul Ricard em 89, mas corrida completa mesmo, vi uma das mais clássicas. Mónaco 92. As voltas finais me fizeram apaixonar pela Formula 1. Sensacional.

11 - E qual foi aquela que mais te marcou?


Sinceramente? A última. Das que vi pela TV, esse GP Brasil de 2008 vai entrar para história.

12 - Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais te agrada, e porquê?


Puxa, agora você me apertou sem me abraçar. Cada um tem um espaço diferente no meu coração. Mas fico com Senna, pois, como disse antes, foi com ele que comecei a me apaixonar pela Formula 1.


13 - E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?


Tem chances. O grupo de pilotos da época actual tem um nível muito parelho. Excluindo-se a diferença dos carros, temos no mínimo 10 pilotos que estão no mesmo patamar, então, se tiver um carro melhor, tem grandes chances de sagrar campeão.


14 - Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Pergunta difícil. Acho Massa bem arrojado, e se encaixa mais no estilo de Senna.




15 - Achas que o título de 2008 foi bem entregue?


Sim, a McLaren foi a equipe que menos errou no mundial e Lewis Hamilton é um excelente piloto. Para quem fosse entregue, seria justo.



16 - Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?


Marcante não quer dizer melhor, certo? Sempre gostei muito de Patrick Depailler, talvez influência da Tyrrell P34 que ele pilotou. O mais belo carro de todos os tempos.



17 - Para além de Formula 1, que outras modalidades tu mais gostas de ver?

Gostava muito de basquete, principalmente da NBA. Fui um grande jogador também (que modéstia hein?), mas o destino quis que não continuasse. (Arremesso bolas de 3 pontos como ninguém)

18 - E achas que vale a pena falar sobre eles no teu blogue, nem que seja no passado?
Não, não tem nada a ver com o princípio do Blog.


19 - O que é que tu alcançaste, em termos de prémios e convites, desde que tu iniciaste o teu blogue?



Recentemente fui entrevistado por Lucas Pretti, um dos jornalistas do Estadão. Ele fez uma matéria sobre blogues de automobilismo e citou o F1 nostalgia lá. Para mim foi uma honra ver meu nome e o Blog estampados em grandes jornais do Brasil (Estadão e Jornal da Tarde - JT)

20 - "Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma espera." Esta frase é dita pelo Steve McQueen, no filme "Le Mans". Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida?



Verdade, sinto sim. A tensão que me tomou, por exemplo no último GP Brasil foi algo inexplicável, soberbo.



21 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?



Quando me mandaste este e-mail, não tinha, mas hoje já tenho. A convite do Germano Caldeira, do Blog 4x4, andei de Kart indoor aqui no Rio. E para um estreante me dei muito bem. Dos 12 pilotos que competiram, larguei em 5º e cheguei a ficar em 2º na prova, mas, num acidente de corrida, um piloto me fez rodar e perder posições. Mesmo assim cheguei em 4º, no melhor estilo Alesi.



22 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Claro, a era Turbo!

23 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o "Gran Turismo", o "Formula 1", ou jogos "online", como o BATRacer ou o "Grand Prix Legends"?

Super Mônaco GP para Mega Drive serve? (risos). Jogava Gran Turismo, era muito bom por sinal (novamente… Que modéstia, hein?), mas já faz dois anos que não sei o que é um jogo de vídeogame.

24 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Lembro que foi o primeiro vídeo de Formula 1 que baixei para meu computador. Voltas antológicas, aquelas últimas! A briga roda a roda, curva a curva foi um colírio para meus olhos. Acho que já vi este vídeo mais de 500 vezes, e não me canso em nenhuma.

25 - Eu sei que não é a tua secção, mas gostaria de ter uma opinião tua: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Gosto muito do Di Grassi, fez óptimas corridas na GP2. Mas acho que os 3 vão estar juntos na Formula 1 daqui a algum tempo. O Brasil está bem servido de pilotos.


26 - Tens alguns planos para o blogue, no futuro, do género, novas secções?
Sempre tenho ideias, o problema é tempo para desenvolve-las. Uma das que pensei era exactamente igual a essa. Uma secção de entrevistas com os blogueiros.

Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:

22 de Novembro - Marcos Antônio Filho (GP Series)

26 de Novembro - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)

29 de Novembro - Hugo Becker (Motor Home)

3 de Dezembro - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)

7 comentários:

Felipão disse...

Fico muito feliz em saber que somos leitura diária desse cara fantástico...

Grande Rianov...

Ingryd disse...

show a entrevista

rianov promove momentos impares de alegria para quem deleita-se com o blog "nostalgia"

parabens, aos dois!

Tony Costa disse...

Muito interessante a entrevista.

Os 2 possuem dos melhores blogs de F1 na actualidade.

Continuem o vosso bom trabalho.

Rianov disse...

Grande Speeder!

Sempre me apoiando....

Desde os primeiros posts do Blog você já estava lá me incentivando...

Só tenho a te agradeçar por tudo que tens feito por mim e ao F1 Nostalgia.

Felipão, Ingryd e Tony!
Muito obrigado pelos seus comentários, fico muito feliz que apreciem meu trabalho.

Obrigado a todos e ...
Saudações Soviéticas!

Marcos Antonio disse...

Rianov sempre tem em seu blog coisas do arco da velha!hehehe

ótima entrevista,o blog do Rianov é excelente!

Fábio Andrade disse...

Apesar de não ser muito frequente, visito o F-1 Nostalgia com certa regularidade. É aula de passado!

Anónimo disse...

Show de entrevista! CAramba, nao pensei que o Rianov fosse tao novo...

O F1 Nostalgia é excelente.

Parabéns, Rianov!