sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A1GP - Ronda 4, Taupo (Treinos)


A A1GP está nos Antipodas, mais concretamente na Nova Zelândia, e sem nenhum dos dois pilotos portugueses conhecerem a pista, deram-se muito bem com ela: Filipe Albuquerque, nos primeiros treinos livres desta madrugada, dominados pelo carro suiço, tripulado por Neel Jani, foi o sétimo classificado, e 0,651 segundos do primeiro.

O piloto de Coimbra, e actual segundo classificado do campeonato deste ano, mostrava-se satisfeito com a sua evolução ao longo do dia, apesar de se sentir desconfortável dentro do seu carro: "Foi um bom treino, apesar do resultado final não espelhar o nosso andamento. Para além de ter que aprender a pista, tive que rodar toda a sessão com um banco novo, que não estava bem à minha medida, tornando a condução bastante desconfortável do ponto de vista físico. Apesar dos tempos serem todos muito próximos, penso que amanhã estaremos ainda mais competitivos e vamos entrar na discussão pelos primeiros lugares na qualificação", declarou.


Depois de Jani, o segundo classificado foi o canadiano-libanês Daniel Morad, que também tinha sido segundo na "Rookie Session", a dois centésimos de Jani, e o terceiro foi o australiano John Martin. O irlandês Adam Carrol, o seu rival na liderança, foi quinto, enquanto que o neozelandês Chris van der Drift, que joga "em casa", ficou mesmo à frente de Albuquerque. Quanto ao brasileiro Felipe Magalhães, não foi além da 15ª posição.


Pouco tempo antes, na jornada destinada aos "rookies", Antonio Felix da Costa, o "Formiga", também esteve a adaptar-se a um carro mais potente que os Formula Renault 2.0, e ao circuito de Taupo, foi o quinto na categoria, a 0,479 segundos do mais rápido, o suiço Alexandre Imperatori.

Félix da Costa, depois das suas voltas à pista, mostrava-se satisfeito com a sua prestação: "Penso que fiz um bom trabalho, pois além de desconhecer o circuito, nunca tinha conduzido um monolugar com 600 cv de potência. A pista é muito estreita e estava bastante suja, o que dificultou o meu andamento nas voltas iniciais, mas fui evoluindo progressivamente acabando nos cinco primeiros lugares. Quero deixar uma mensagem de agradecimento ao A1 Team Portugal e à FPAK e prometo fazer melhor quando voltar a ser convocado", referiu.


Felix da Costa ficou à frente de do brasileiro Felipe Magalhães (7º) e do luso sul-africano Cristiano Morgado, que tem experiência de Formula 3 em Inglaterra, que ficou a 1,3 segundos de Imperatori.

A sessão de qualificação decorrerá pela uma da manhã desta madrugada, enquanto que a primeira corrida da jornada dupla está marcada para as 00:50, hora de Lisboa.

Sem comentários: