quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Dakar 2009 - Dia 6 marcado pela polémica

O dia seis do Dakar 2009, a decorrer entre a Argentina e o Chile, está a ser polémico. Já o era antes, mas hoje, ainda há mais uma controversia, envolvendo o qatari Nasser Al Attiyah. O piloto da BMW X3 falhou um "checkpoint" por razões mecânicas e foi desclassificado.


O incidente aconteceu no quilómetro 38, quando o BMW, que tinha problemas de sobreaquecimento devido a um radiador danificado, e para não agravar a situação, contornou um cordão de dunas, local onde estava esse "checkpoint". Os comissários analisaram a situação, e falava-se que poderia ser penalizado em pelo menos duas horas. Mas no final tomaram a decisão maios radical, a declassificação pura e simples. Como o qatari tinha falhado nove "checkpoints" ao longo do rali, tinha ultrapassado o limite de cinco checkpoints... Sendo assim, a classificação deu uma grande volta, a favor da Volkswagen. com o sul-africano Giniel de Villiers, que foi segundo na etapa, a ser declarado vencedor e a subir ao comando do Rali Dakar 2009.


"Hoje perdemos bastante tempo numa zona de muita vegetação donde nos ficamos atascados, recuperamos parte do tempo perdido, mas não o suficiente para poder ganhar a etapa", disse Sainz em declarações captados pelo jornal "El Mundo". O piloto espenhol foi segundo na etapa, e agora é o segundo da geral, não muito longe do sul-africano. Mas tudo indica que, caso nada mais aconteça, isto seja o dominio da Volkswagen em terras sul-americanas.


Outro dos acontecimentos do dia foi a desistência de Luc Alphand, no seu Mitsubishi. A razão teve a ver com o seu navegador, Gilles Picard, que sofreu uma indisposição grave, que o levou a ser transportado para o hospital.


Nas motos, o vencedor do dia foi o francês Cyril Després, que terminou a tirada a 2 minutos e nove segundos de Marc Coma, o actual lider da prova. Quanto aos portugueses, Hélder Rodrigues foi sétimo na etapa e mantém o sexto posto da geral, enquanto Paulo Gonçalves foi 16ª na etapa, e subiu ao décimo terceiro posto da geral, estando agora a apenas dois minutos do brasileiro Rodrigues Filho, o melhor dos pilotos da Honda.

Sem comentários: