domingo, 11 de janeiro de 2009

Dakar 2009 - Dia 8

A etapa de hoje, que foi corrida entre as cidades chilenas de Valparaiso e La Serena, confirmou a liderança de Carlos Sainz nos carros, fazendo ampliar a sua liderança no Rali Dakar 2009, que está agora a atravessar altas duas e a chegar ao temivel deserto do Atacama. O madrileno venceu a etapa, com uma diferença de 4 minutos e 2 segundos sobre o alemão Dieter Depping, e 4 minutos e 12 sobre Mark Miller.

Quanto ao resto da concorrência, o Mitsubishi Lancer de Nani Roma foi quarto na etapa, e agora é o quarto na geral, e as equipas portuguesas andaram hoje depressa. Ricardo Leal dos Santos, no seu BMWX5, fez o 18º tempo e Francisco Inocêncio, no seu Mitsubishi Pajero, o 19º tempo.

No caso das motos, Cyril Desprès voltou a ser o mais rápido do dia ganhou 1 minuto e 49 segundos a Marc Coma, continuando, porém, a mais de uma hora e meia do líder. Contudo, Després é agora o terceiro classificado na geral, subindo duas posições, e parece recuperado dos azares das primeiras etapas.

"Agora vamos chegar ao tipo de terreno ao qual estávamos acostumados na África. Acredito que será possível atacar mais. O problema é que, quando a sorte foi lançada nos primeiros dias, eu não me dei muito bem", afirmou o francês, em declarações captadas pelo site brasileiro Pitstop.

Já Marc Coma, apesar de relaxado com a liderança, não baixa a guarda: "Nós ainda estamos na metade do Dakar. Estou safisfeito com os meus resultados, mas preciso evitar problemas. Acredito que vamos encontrar mais dificuldades no Atacama. Está sendo um Dakar espetacular. As surpresas que eu esperava estão aparecendo", disse Coma, em declarações captadas pelo mesmo site.

Quanto aos portugueses, Helder Rodrigues foi 12º na etapa, e caiu duas posições, para o oitavo lugar da geral, enquanto que Paulo Gonçalves bateu Rodrigues na etapa, pois foi 11º. Mas na geral, manteve o 13º lugar. Apesar da descida na classificação, Rodrigues mantêm-se optimista quando se aproxima a fase crítica da prova. o Deserto do Atacama: "Estou desejoso de entrar no Atacama e de competir mais em pleno deserto, pois sei que é um cenário extremo onde me sinto muito à vontade", afirmou, em declarações captadas pelo jornal português Autosport.

Sem comentários: