sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Extra-Campeonato: Maria de Jesus (1893-2009)

Não sei se sabiam, mas durante cinco semanas, a senhora mais velha do Mundo era portuguesa. A senhora Maria de Jesus, de 115 anos (!) e ultima sobrevivente das nascidas em 1893, e vindo da localidade de Corujo, nos arredores de Tomar, morreu esta manhã a caminho do hospital da cidade, depois de lhe ter sido assistida a "um pequeno inchaço".


Eis o excerto da sua biografia, escrita hoje no jornal Público:


"Nascida a 10 de Setembro de 1893, na aldeia de Urqueira (Ourém), Maria de Jesus viveu em três séculos diferentes, tendo assistido a grandes transformações no país e no mundo. A sua vida, contudo, confunde-se com a de muitos dos seus contemporâneos, com uma infância e juventude marcada pelas dificuldades económicas, tendo trabalhado durante toda a vida na agricultura.


Do casamento com José dos Santos, de quem ficou viúva aos 57 anos, teve seis filhos (três deles ainda vivos), dos quais tinha 11 netos, 16 bisnetos e três trinetos. A cada aniversário, a vasta família de Maria de Jesus juntava-se no Corujo, uma festa mais concorrida desde que a idosa se juntou ao restrito grupo de “supercentenários” (pessoas que ultrapassam os 110 anos)."


Acredito que seja um previlégio sobreviver três séculos. Acredito até que seja um previlégio ainda maior sobreviver até à categoria de "supercentenários", ainda mais numa sociedade onde se vive até cada vez mais tarde. Já agora, a filha Maria Magdalena, de 84 anos (!), afirmava que a longevidade da mãe aos seus hábitos frugais e ao facto de ela “nunca ter bebido álcool nem café”. Se formos por aí, nunca me juntarei ao clube...


Vamos ser honestos: acredito que a minha geração, que nasceu com uma esperança média de vida de 65 ou 70 anos, chegue mas é a viver, sem grande esforço, até aos cem anos, isto se não aparecerem os cancros, os Alzheimers e os Parkinsons. Porque para mim, se é para chegar lá e sofrer uma dessas doenças, isso não é vida, é sobrevida. E isso, meus amigos, dispenso!

Sem comentários: