quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Speeder Questiona... Germano Caldeira (Blog 4x4)

Continuamos com as entrevistas em 2009, e hoje, no 12º "Speeder Questiona", trago aqui uma personagem interessante, autor do Blog 4x4: Germano Caldeira. Tem 22 anos, é fã de automobilismo "e de um bom Rock N'Roll, o qual me meto à tocar algumas coisas de volta em meia com uns amigos", como me disse, quando me enviou a sua curta biografia por e-mail. O blog dele é um pouco diferente, porque não fala muito de Formula 1 (aliás, quase nada!) mas fala sobre Todo o Terreno e Ralies, o que é algio raro no Brasil...

A maneira como o blog surgiu é contada por ele proprio da seguinte forma: "Montei um blog sobre todo-terreno para falar de carros inicialmente, mas acabei não resistindo e incluindo um pouco dos ralis, modalidade que eu gosto muito, tanto de velocidade, quanto o de regularidade, mas seguirei com os dois assuntos, afinal, esses carros duros, desconfortáveis, mal acabados e feios, são muito apaixonantes...só quem já andou em um jipe sabe que é isso. Me senti honrado ao ser convidado pelo amigo Speeder para essa entrevista." Hoje, o entrevistado é ele.

1 – Olá Germano, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia deste blogue?

O blog, actualmente é uma colcha de retalhos de ideias que eu tinha de um site que ficou engavetado por alguns bons anos. E quando vi que os blogs tinham vingado como media, decidi passar o material para esse formato.


2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Eu tentei fazer algo simples, que fosse de fácil assimilação e digitação, e que ao mesmo tempo fosse directo ao objectivo do blog.


3 – Antes de começares este blog, já tinhas participado em algum blogue ou site?

Já tive um blog pessoal logo no começo da febre dos blogs e um site que acabei engavetando sobre instrumentos musicais.


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

Eu comecei o blog em 21 de Maio desse ano, e segundo as contagens tenho até o momento entre 4.500 e 5 mil visualizações desde o começo.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Me orgulho de todos, até porque eu vasculho a Internet sobre informações e tento condensar para não ficar técnico demais.


6 – Achas que, não escrevendo sobre Formula 1, vais conseguir ser diferente dos outros blogs?

Fiz esse blog mais por satisfação pessoal do que por visualização, e ele me dá retornos inesperados, e que me deixaram bastante feliz. Mas, eu até pensei em falar sobre F1...mas seria mais um entre vários blogs.


7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

Depende do dia...o seu é muito bom, o do Capelli, do Flávio Gomes, do Rian também... do Adriano Griecco, mas acompanho mais pelos sites oficiais das competições.


8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Sim...foi um review do GP do Japão 1988 na retrospectiva que a Globo passa no final do ano, tinha de dois para três anos e não entendia a gritaria e a bagunça que era aquilo tudo, mas achava legal.


9 – E qual foi aquela que mais te marcou?

GP do Brasil de 1989, foi a primeira vez em que fui a um autódromo, mas por incrível que pareça...não vi a corrida, como toda criança pequena, com calor de Jacarépaguá, e a barulheira que esses carros fazem, fiquei pedindo meus tios que tinham me levado lá para voltar para casa...vi pouca coisa na pista e o restante pela TV e com a família toda me olhando de cara feia… (gargalhada)


10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Gosto dos três...cada um tem seu peso na história, sua importância e são diferentes entre si...


11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Sim, creio que Felipe Massa pode ser campeão da F1, pode não ganhar vários títulos, mas pelo menos um ele pega.


12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Como disse, assim como os três, ele é ele mesmo, diferente dos três acima.


13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Bom... o Grande Prêmio do Brasil acabou com dois campeões, o Massa cruzou campeão mundial e o Hamilton também, mas Lewis mereceu o título.


14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?

Da história da F1 acho que todos os que vieram e os que virão de alguma forma marcam o esporte...mas sou fã do Rudolf Caracciola, mesmo ele não tendo tomado parte da F1 nos anos 50. Se o tivesse, acho que Fangio teria uns títulos a menos.


15 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Tenho uma coleção razoável, algo em torno de uns 50 modelos, misturados entre carros de passeio e de competição, a maioria em escala 1:43.


16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Gosto de bastante de WRC, DTM, MotoGP, A1GP, GT3, Endurance, e também da Class 1 Off-Shore (corrida náutica)


17 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?

Estava pensando em acompanhar o WRC e o Mundial de Cross Country a partir do ano que vem no blog.


18 - Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

A saída da Honda da F1 não me surpreendeu, pelo desempenho obtido nesses anos. Ninguém ali joga para perder, se não der resultados, tiram a verba, ou suspendem a operação. Mas também teve essa crise financeira, que acertou o automobilismo em cheio.


19 - Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?

Acho que o Button fica, agora o Barrichello já era...foi “aposentado” com a saída da Honda da categoria.


20 - Max Mosley anunciou em Dezembro que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

Sim, pode ser uma espécie de back-to-basics, onde um chassis, um câmbio Hewland e um Cosworth juntos formavam boa parte do grid da F1.


21 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Sim, chego a vibrar como se fosse membro da equipe, ou se estivesse no lugar do piloto.


22 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Já corri de kart indoor algumas vezes, e essa razão é pura insanidade, é maravilhoso!!!


23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Seriam dois períodos, da F1 seriam os anos 70, que lia muito a respeito com algumas revistas da “Autoesporte” velhas do meu pai, e a era dos Grand Prix seria minha primeira opção disparado.


24 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

O automobilismo em sua essência mais pura.


25 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Falar que era o melhor eu não sei, afinal acompanho a fundo a F1 desde 1993, mas com certeza tem seu lugar no hall das lendas do automobilismo.


26 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

De certo que sim! Já fui membro de liga online do F1 Challenge, faço algumas skins pra rFactor, e acabei com tendinite por jogar Rally Championship (o antigo)...


27 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Bom, enquanto comentava exclusivamente sobre veículos Todo o Terreno, já me pediram dicas e sugestões de compra, e quando comecei a falar sobre ralis, acabei sendo convidado para ser colunista do Mundo Rally (www.mundorally.com.br), contando o pouco sobre alguns pilotos que fizeram a história nos ralis.

28 - E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Ambas...as montadoras sempre foram importantes para o automobilismo, assim como as equipes “garagistas”, são dois lados da mesma moeda.


29 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Prefiro ver como eles se saem na F1, para depois ter alguma opinião a respeito.


30 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Secções novas, nem tanto, acho que tenho o bastante para me ocupar. Não tenho intenção de fazer podcasting no momento, mas como esse blog ganha vida própria a cada dia...pode ser que no futuro eu o faça.

Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:
19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)

Sem comentários: