quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Uma testemunho pessoal de Portimão

Ainda não fui ver Portimão "in loco", mas quero ver se me estreio por lá em Abril, quando a A1GP for correr a sua prova, esperemos que com o Filipe Albuquerque na luta pelo título. Mas tenho já um amigo meu que lá foi esta semana, o Paulo Marques, o F1PAM do Fórum Autosport. Ontem de madrugada, fui surpreendido na minha caixa de correio com as fotografias que ele me mandou nos dois dias em que esteve no Algarve, à chuva e ao frio, a visitar o circuito e a tirar fotos com os pilotos presentes. Sim, esse amigo meu tirou fotos com o Rosberg, o Trulli, o Nelsinho e com o Buemi.
A primeira parte deste testemunho, baseia-se naquilo que escreveu no Fórum:

"Desde Dezembro que tinha prometido a mim mesmo que ia em janeiro aos testes a Portimão. Tinha planeado ficar 2 dias. Um para dar a volta ao circuito, que sei que era possivel e outro para ir ao paddock. Com isto iria gastar 50€. 15+15+20. Era muito, mas quando a paixão é grande...



Fui na 2ª feira com o meu irmão e encontrei-me com os foristas Juxpot, velho, Amoreno, valseninha, faster, FG e mais 2 pessoas que não conhecia. Visto da bancada principal na recta da meta achei o circuito impressionante no que respeita á pista. Subidas e descidas extremamente pronunciadas. Só visto. Com o passar do tempo fui-me apercebendo da qualidade das infraestruturas. Através de conhecimentos do Velho (obrigado) consegui ir á Torre VIP, coisa que talvez não voltarei a ter oportunidade no futuro. Tem uma vista para a pista deslumbrante. Deu para tirar umas fotos da pista que não se consegue em mais lado nenhum. Foi mais uns pontos positivos para acrescentar ao AIA. Com isto tudo até me esqueço de dizer que vi novamente F1 ao vivo...


Na 3ª feira, (...), foi um dia muito produtivo. Devido á chuva, alterei os meus planos para dar a volta á pista, pois lama era coisa que não faltava por lá. Acabei por comprar o bilhete de paddock. Nos intervalos em que os carros não andavam devido á chuva, consegui tirar fotos junto a Nico Rosberg, Nelson Piquet Jr, Sebastien Buemi e Jarno Trulli. Todos os quatro foram simpáticos e não demonstraram frete para aceder aos meus pedidos. Vou tentar colocar essas fotos na galeria dos leitores.


Em relação ao Estoril, também se consegue ver os carros de cima quando eles estão nas boxes, mas aqui em portimão a proximidade é maior, quase que se pode tocar nos carros... passe o exagero!!! (...)"

Hoje, mandou-me uma mensagem simpática, pois tinha dito que queria um testemunho dele para colocar aqui. Ele tinha-me alertado para o que tinha escrito no Fórum, mas depois contou mais um bocado interessante, uma descrição do circuito, que coloco aqui:

"Sobre o que acho do AIA, fiz um pequeno resumo num tópico no Forum. Mas posso acrescentar do que acho sobre as bancadas para se ver uma prova.

Queria ir a todas as bancadas, já que o bilhete dava para isso, mas devido á meteorologia devia haver muita lama e andar á chuva não era motivante. Mas do que vi, penso que a bancada Portimão talvez seja a melhor. Vê-se uma boa parte da pista e está numa zona interessante de grande desnivel da pista. Penso que a bancada Sagres e Solverde são as piores, já que só se vê mesmo a pista onde elas estão. Mas isto é tudo ideias minhas. Nada como estar lá para ver se isto que digo está correcto.

Já agora, da bancada principal, Algarve, a da recta da meta, consegue-se ver uns 60% de pista. A torre VIP é dividida ao meio. Se estiveres de um lado vês uns 40% de pista, se fores para o outro vês os outros 40% de pista, mas sempre de uma altura razoável. Dali só não vês a recta da meta, a curva em frente á bancada Lagos e toda a parabólica final.

O paddock é grande. Dentro do mesmo consegue-se estar no inicio da recta da meta, onde há uma bancada, e no fim da mesma recta, como vês vai de uma ponta á outra. A bancada Algarve, a da recta da meta é imponente, comparando com a do Estoril. Tem inclusive elevadores para se ir para o topo. Sobre a pista em si, como já disse, não percorri o seu perimetro, mas os relatos dos pilotos dizem tudo. Alguns desniveis são mesmo impressionantes vistos de fora, mas acho que numa prova de F1, as ultrapassagens não seriam nada faceis.

O circuito em si é bonito. A paisagem que o ladeia é que ainda está muito "castanha". Em frente ao mesmo estão ainda muitas obras para a construção do kartodromo e toda a zona verde envolvente que futuramente ali existirá. Mas isso é com o tempo.

Abraços!

Eu é que agradeço. Este é um excelente testemunho pessoal. E ainda vai lá voltar em Março, antes da minha eventual estreia... só espero que nessa altura esteja mais sol!

1 comentário:

Felipão disse...

Speeder... Vcs tem um circuito fantástico nas mãos... Portugal está de parabéns...