terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Noticias: ORT contrata Chandook

Tiago Monteiro contratou o seu primeiro piloto de 2009 para a Ocean Racing Technology: trata-se do indiano Karun Chandhok, ex-iSport, e companheiro de Bruno Senna em 2008. Chandhok, de 25 anos, já tem no currículo duas temporadas de GP2, onde alcançou duas vitórias, uma em Spa-Francochamps e outra em Hockenheim, pelo que a sua experiência será determinante para a evolução da equipa.

O piloto indiano não escondia a sua aftisfação por ter sido contratado para a ORT e correr uma terceira temporada em 2009: "Estou muito contente por ter chegado a acordo com a Ocean Racing Technology. Conheço o Tiago há alguns anos, já que chegámos a correr juntos na World Series, e acredito que ter um piloto a dirigir a equipa é uma importante mais valia porque ele consegue perceber a nossa linguagem. Claro que apostar numa nova equipa tem alguma dose de risco para um piloto. É preciso sempre algum tempo para atingir a performance desejada, mas o objectivo será estarmos competitivos logo neste primeiro ano.", declarou.

"O Tiago e o José [Guedes] fizeram uma excelente proposta a nível técnico e financeiro e o acordo aconteceu facilmente. Os engenheiros em que a Ocean apostou, o Nigel Clyde e o Tom Davis são bons elementos que já conheço e estou certo de que serão determinantes para o nosso sucesso. Os meus parceiros Punj Lloyd, JK Tyre e Amaron vão continuar a apoiar-me em 2009 e estamos todos entusiasmados para trabalhar com a Ocean este ano.", concluiu Chandhok.

Quanto a Tiago Monteiro, está confiante de que com ele, os objectivos da Ocean serão alcançados mais rapidamente: "É muito bom termos desde já garantido um piloto com a qualidade do Karun Chandhok. É um piloto muito rápido e trabalhador que consegue prestações muito consistentes em todos os traçados. Nas duas épocas que já fez teve sempre um excelente relacionamento com os engenheiros e demais responsáveis das equipas onde correu e além disso já venceu na GP2. É muito bom que tenha assinado com tanta antecedência porque assim podemos começar a trabalhar desde já no projecto para a temporada da Main Series. Para nós é muito importante que um piloto com a experiência do Karun tenha apostado e confiado numa nova equipa. Ele é o piloto certo para chegarmos depressa aos nossos objectivos: queremos ser competitivos e ser uma presença regular nos pontos", afirmou.

Karun Chandhok nasceu a 19 de Janeiro de 1984 em Chennai, e começou a correr em monolugares em 2000, aos 16 anos. Em 2002, foi para a Inglaterra, onde correu duas temporadas na Formula 3 britânica, na National Class, onde foi vice-campeão da classe em 2004. Depois de algumas passagens pela World Series by Renault, tornou-se em 2006 campeão da Formula V6 Asia, a vertente asiática da World Series by Renault. Em 2007, faz a sua primeira temporada na GP2, onde foi 15º, com 16 pontos, e uma vitória na Sprint Race de Spa-Francochamps. No final do ano, testa um Red Bull de Formula 1 em Barcelona.

Em 2008, transfere-se para a iSoprt, onde fica com o numero 1 na carenagem, e é companheiro do brasileiro Bruno Senna. Na temporada passada, consegue três pódios e uma vitória, na Sprint Race de Hockenheim, ficando no total com 31 pontos e o décimo lugar na classificação geral. É neste momento a melhor esperança da India para voltar a ter um piloto seu na Formula 1, depois da aventura de Narain Kathykayean, em 2005, na Jordan. Cuirosamente, o companheiro de equipa fora... Tiago Monteiro.

2 comentários:

kimi_cris disse...

Eu acho que o Tiago foi mais a ver do dinheiro do que outra coisa...

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anónimo disse...

Concordo com o comentário acima. Esse indiano não é lá essas coisas.