sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

WRC - Rali da Noruega (Dia 1)

O Mundial de Formula ainda não começou, e o WRC já vai na sua segunda etapa do campeonato, com o Rali da Noruega, que depois de uma Superespecial ontem à noite, ganha pelo "local" Petter Solberg, está desde esta manhã na estrada. Foi um dia extremamente disputado no que respeita à luta pela liderança da prova, entre Sebastien Löeb e Mikko Hirvonen, com o finlandês da Ford a levar a melhor no final do dia.

O dia começou com Hirvonnen ao ataque, com Löeb a responder, no sentido de nunca o deixar escapar muito. A luta entre ambos durou toda a etapa, com uma supermacia residual de Mikko Hirvonen, já que a sua vantagem nunca foi superior a 7,3 segundos. No derradeiro troço do dia, Hirvonen queixou-se dos pneus traseiros que estavam gastos e cedeu a liderança ao francês da Citroen. Resta saber se os pneus estavam mesmo gastos ou se foi uma táctica para não ser o primeiro na estrada na segunda etapa.


"Os meus pneus traseiros estavam completamente nas lonas, pois perdi imensos pregos. Não queria que isto sucedesse, mas agora vai ser uma grande luta amanhã.", disse Hirvonnen, quanto que Löeb perferia destacar a condução nas estradas norueguesas: "É muito giro guiar em estradas assim .Andei depressa e corri alguns riscos, e acho que estamos numa boa posição para amanhã. Não penso que ser primeiro ou segundo faça grande diferença.", concluiu.


Outra luta ococrrida entre os terceiro e quarto classificados, Jari-Mari Latvala e Daniel Sordo. Latvala não foi tão rápido como o seu companheiro de equipa, apesar de não estar longe dos dois homens da frente, mostrando alguma inconsitência nos tempos que fez. Sordo é quarto, a tentar ser eegular, mas atrás dele tem dois especialistas de pistas geladas, em carros desactualizados. Per-Gunnar Anderson é quinto, num Skoda Fabia WRC, enquanto que Petter Solberg é sexto, num Citroen Xsara WRC, e ambos estão separados por... 0,1 segundos.


Henning Solberg, o irmão de Petter, é sétimo na classificação, mas bastante desiludido com a equipa Stobart. O setup do seu Focus não era o melhor na primeira ronda do dia, melhorou após a passagem pelo parque de assistência, mas a seguir teve problemas com a patilha da caixa de velocidades. Está longe do pódio que era o seu objectivo. O inglês Matthew Wilson, noutro Ford Stobart, fecha os lugares dos pontos.


Na categoria de Produção, sortes diferentes para os pilotos portugueses. Armindo Araújo, no seu Mitsubishi Lancer Evo X, é agora o segundo classificado na categoria, enquanto que Bernardo Sousa, no seu Punto Abarth, desistiu devido a problemas de motor, quando ocupada o sétimo posto na categoria. No caso de Araujo, depois de uma entrada cautelosa, impôs um ritmo um pouco mais forte, que lhe permitiu assinar regularmente tempos dentro do top five, conseguindo mesmo por duas vezes rodar nos três mais rápidos, o que juntamente com problemas de alguns adversários, lhe permitiu terminar a etapa no segundo posto da geral, atrás do lider, Patrick Sandell, no Fabia S2000.


"O dia correu muito bem. Na primeira especial perdi algum tempo, mas logo a seguir fui o segundo mais rápido. A partir daí rodei invariavelmente nos cinco primeiros e terminar a etapa no segundo lugar é fantástico. Estamos a cumprir à risca a estratégia que traçámos, impor um ritmo bom e sobretudo evitar erros. As afinações que escolhemos funcionaram muito bem, pelo que só tenho de estar satisfeito. Os troços são rápidos, mas traiçoeiros, sobretudo porque a visibilidade hoje foi reduzida. Os bancos de neve podem ser uma ajuda, mas existem situações em que ‘jogam’ contra nós, pois ficamos presos, pelo que é preciso cuidado e não exagerar nos toques. O único percalço ao longo do dia foi um pião na derradeira especial, porque os pneus estavam já muito gastos", referiu Araujo, contente com a sua prestação de hoje.


O rali prossegue amanhã.

1 comentário:

Anónimo disse...

Latvala e Sordo são segundos pilotos, mesmo. A luta é sempre entre Hirvonen e Loeb. E Loeb, geralmente ganha...
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