quinta-feira, 5 de março de 2009

O que a FOTA decidiu

Como prometido, a FOTA (Formula One Teams Association) divulgou esta manhã em Genebra, as conclusões da sua reunião que teve ontem, e que contou com a participação de todas as equipas, incluindo a nova Brawn Racing (e sim... é o Nick Fry que está na foto, entre o Briatore e o Martin Whtimarsh)


Com Luca de Montezemolo como porta-voz da associação, as medidas que a FOTA tomou são de elevado alcance, e algumas delas eles querem ver implementadas de forma imediata, a saber:

- a divulgação do combustível com que os pilotos partem nos seus monolugares, para cada corrida;
- a alteração imediata do sistema de pontos, de forma a valorizar a vitória.


O sistema proposto garante mais pontos para os que vão ao pódio (12 ao primeiro, nove ao segundo e sete ao terceiro), ficando inalterados os restantes lugares pontuáveis, até ao oitavo lugar. Sem dúvida, é uma forma de combater o sistema de medalhas proposto pelo Bernie Ecclestone, mas um dos objectos do "F1 supremo" está lá: valorizar as vitórias.


Para que se perceba o alcance desta medida, o Campeão de 2008 não teria sido Lewis Hamilton, mas sim Felipe Massa. Ambos teriam terminado a época com 113 pontos, mas Massa seria campeão devido, precisamente, à vitória no Brasil, a sexta da época, desempatando com Hamilton, que venceu por cinco vezes. Martin Whitmarsh, o novo chefe da McLaren, diz que esta medida vem de encontro, às exigências do público: "O público quer um reconhecimento maior para os vencedores, e a nossa proposta é oferecer isso a quem chegar em primeiro", disse, em declarações captadas pelo site brasileiro Grande Prêmio.


Outras alterações foram aprovadas, mas que só entrarão em vigor mais tarde, como a alteração da distância dos Grandes Prémios, que passaria de 300 para 240 quilómetros, e a duração da corrida cairia de duas horas para uma hora e quarenta minutos. Também se falou na ideia de dar pontos extra à equipa que fizer o pit-stop mais rápido, mas o mais importante são as medidas que tomaram em relação aos custos dos carros. A ideia é de reduzi-los em 50 por cento já em 2010, e daí, 37,5 por cento tem a ver com a construção e o custo dos motores. Em relação à evolução dos carros, a FOTA decidiu o seguinte:

- a utilização dos túneis de vento seja restringida este ano, para modelos com uma dimensão máxima de 60% da real, a uma velocidade máxima de 50m/s.;
- em 2010, a aerodinâmica vai ser diminuída para metade do nível actual;

Vai haver também restrições em termos de evolução das várias peças, a saber:

- uma evolução para suspensões;
- duas para capot motor, protecções laterais, difusores, fundo plano e entradas de ar;
- cinco para aerofólios;
- os travões não terão evoluções durante a época;
- as caixas de velocidades não serão alteradas durante três temporadas. Cada piloto terá direito a quatro por época, e estas não podem custar mais do que 1.5 milhões de euros;
- um KERS "standard" a partir de 2010, bem como sistemas de telemetria e de rádio.


Na conferência de imprensa desta manhã, Luca di Montezemolo afirmou estas medidas são "um esforço fantástico que permitirá a chegada de novas equipas à Formula 1". Estas medidas serão submetidas à FIA, que no próximo dia 17 de Março se reunirá em Paris para duscutir estas e outras medidas que tenha em mente.


Agora, Max Mosley já ficou sem um argumento que costumava usar quando decidia implementar os seus regulamentos a bel-prazer: que as equipas nunca chegavam a um consenso. Esse argumento iria cair por terra, mais cedo ou mais tarde, quando a FOTA foi anunciada, em Setembro. Hoje, podemos dizer que falaram como um bloco, e Max Mosley, se quer manter a paz na Formula 1, e o seu lugar, deveria ser magnâmio, aceitar estas recomendações e passar a lei. Se tal não acontecer, temo a guerra. E não se esqueçam disto: o novo Acordo da Concórdia, previsto para 2012, está pronto, mas ainda não foi formalmente assinado. E em caso de conflito, as equipas podem jogar esse trunfo...

2 comentários:

Ovi disse...

A mi me parece bien las normas que ha decidido la FOTA, lo que mas es que van a indicar en el televisor el comcustible y los neumatiocs que lleva cada piloto, eso será una información muy valiosa para el espectador.
Un saludo.

Anónimo disse...

Legal a ideia da mudança no sistema de pontuação, o vencedor tem que ser mais valorizado.