domingo, 29 de março de 2009

PTCC 2009 - Estoril

No mesmo dia que começa o Mundial de Formula 1, em Melbourne, o Campeonato Português de Turismos arranca com uma jornada dupla no Autódromo do Estoril. Sol e vento frio receberam espectadores e concorrentes para as corridas de hoje, com 13 concorrentes inscritos, divididos em quatro categorias.

Na primeira corrida da tarde, Duarte Félix da Costa (Seat Leon Supercopa) venceu a primeira corrida do ano do Campeonato de Portugal de Circuitos, PTCC, conseguindo suster atrás de si Patrick Cunha, em carro igual. Partindo do segundo lugar da grelha, pois o "poleman" foi o actual campeão em título, César Campaniço, Felix da Costa esteve imparável aos comandos do seu Seat Leon, necessitando apenas de uma volta para superar Campaniço.


Mais atrás, João Figueiredo foi o primeiro dos candidatos ao ceptro a desistir. O piloto do Peugeot 407 S2000 deparou-se com problemas mecânicos no final da terceira volta, e três voltas mais tarde, José Pedro Fontes, que regressou este ano aos circuitos, se viu obrigado a vir para as boxes ao cabo de seis voltas devido a avaria no seu BMW 320 SI.



No final da primeira corrida do ano, Felix da Costa venceu, seguido de outro piloto do Seat Leon Supercopa, Patrick Cunha, e de César Campaniço. O luso-francês Joffrey Didier foi quarto, Gonçalo Manahu foi quinto e José Monroy, unico concorrente da categoria 4, com o Mitsubishi Lancer Evo IX, terminou a corrida na sexta posição



No final da corrida, Felix da Costa estava feliz com o resultado: “Foi uma corrida muito forte. Forcei bastante o andamento e dei o meu melhor para manter a distância para o Patrick. Tínhamos os dois o mesmo andamento, eu acabei por levar a melhor porque estava à sua frente. Foi uma corrida muito disputada”, concluiu. Quanto a Campaniço, lamentava que o seu terceiro lugar final tenha sido condicionado com um toque com Patrick Cunha: “O toque com o Patrick danificou o colector de admissão e fui gradualmente perdendo andamento, ficando completamente impossibilitado de lutar pelo que quer que fosse”, afirmou.



Na segunda corrida do dia, e com a grelha invertida para os oito primeiros, Cesar Campaniço partiu forte, determinado a redimir-se dos erros da primeira corrida, rumo ao primeiro lugar. Um fabuloso arranque fez com que o piloto do BMW abordasse a primeira curva na primeira posição, para não mais o largar. Outro piloto que fez uma arrancada espectacular, partindo do último lugar da grelha, foi João Figueiredo, no seu Peugeot 407 S2000, que em pouco tempo chegou ao segundo posto, lugar onde terminou a corrida. Duarte Felix da Costa lutou com Patrick Cunha pela terceira posição, mas no final, o mais velho dos manos Felix da Costa levou a melhor.


No final da corrida, César Campaniço mostrava-se satisfeito pela vitória: “Fiz um arranque óptimo de sexto para primeiro logo na primeira curva. Fui gradualmente ganhando distância e depois foi gerir o andamento. Contudo, tive algumas preocupações porque o toque na primeira corrida danificou a admissão e eu estava um pouco receoso, mas a minha equipa mecânica fez um bom trabalho de reparação”, afirmou.



Outro homem satisfeito era João Figueiredo: “Tenho pena do desfecho da primeira corrida, pois em relação a esta, dificilmente conseguiria fazer melhor. De último para segundo, foi muito bom. Quando cheguei ao segundo posto, o César já estava demasiado distante para que eu conseguisse aproximar-me”, declarou o piloto da Peugeot. A segunda jornada do PTCC realiza-se a 25 e 26 de Abril, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

Sem comentários: