domingo, 22 de março de 2009

WTCC - Ronda 2, Puebla (Corridas)

Apesar da grande altitude da cidade mexicana (mais de dois mil metros), os Seat não tiveram muitos problemas em ganhar as suas corridas, embora tivessem de contar com a oposição dos BMW.


Depois de nos treinos, a armada espanhola ter perdido a “pole-position” a favor do brasileiro Augusto Farfus, a primeira corrida começou com o sueco Rykard Rydell a passar Farfus nos primeiros metros… e mais não saiu dali. A corrida foi um duelo entre a marca espanhola e a alemã, com Rydell a aguentar os ataques de Farfus e depois do inglês Andy Prilaux. Gabriele Tarquini e Yvan Muller também tentaram imiscuir-se na luta pela liderança, mas não foram muito felizes. O italiano foi quinto, depois de um toque e do desgaste dos pneus no final da corrida, no asfalto abrasivo da pista mexicana. O francês, que compartilhava a liderança com Tarquini, acabou na quarta posição.


Pior sorte teve Tiago Monteiro. O piloto português, sexto na grelha, depois de lutar pelos lugares da frente com Prilaux, um toque na quarta volta o fez entrar em despiste e cair para a última posição, fazendo depois uma corrida de recuperação até ao 11º lugar final, ultrapassando vários pilotos, e dois dos três Chevrolet Cruze oficiais, que sofrem por esta altura os típicos problemas de juventude do carro. Mas Nicola Larini conseguiu acabar esta primeira corrida na oitava posição, o que permitiu partir da pole-position na segunda corrida.


Nessa segunda corrida, ocorrida algumas horas depois, nova vitória Seat. Yvan Muller foi o vencedor, depois de suster durante grande parte da corrida as investidas do BMW de Andy Prilaux. A fechar o pódio ficou Rydell, que conseguiu terminar bem o seu fim de semana, depois da vitória na primeira corrida. Augusto Farfus foi quarto no seu BMW, enquanto que o melhor Chevrolet foi o de Nicola Larini, que acabou na décima posição.


Quanto a Tiago Monteiro... o azar continuou a perseguir. E desta vez, nem passou da primeira curva. Partindo do 11º posto, e na ânsia de alcançar os lugares da frente, bateu com o BMW privado de Stefano D'Aste, e ficou-se por aí. Quatro corridas... zero pontos.


O WTCC faz agora uma pausa de cinco semanas, até correr numa nova pista: Marrakesh, no sul de Marrocos, vai ser o palco da terceira jornada dupla do campeonato, e vai ser a estreia da competição por paragens africanas.

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