segunda-feira, 20 de abril de 2009

As notas do GP da China

E pronto, sairam as notas do Troféu Blogueiros referente à corrida deste Domingo, em Xangai. As notas estão, em geral, de acordo com aquilo que vimos neste fim de semana, mas claro, há notas que são polémicas... incluindo umas minhas.



Sobre essa (a nota dois dada ao Felipe Massa), eu sei que é um bocado cruel, mas eu cingo-me aos factos: Massa partiu mal na grelha, e não terminou devido a um problema no seu carro. Poderia ter dado mais um ponto, devido à corrida que fez, mas mesmo aí ele herdou mais do que conquistou, comparado com Timo Glock, por exemplo. Se terminasse a corrida nos pontos, a história seria diferente. Mas não daria nota oito ou algo parecido. Não dou notas por simpatia ou pelos olhos bonitos!


A nota cinco ao Kovalainen... não achei que tenha feito uma grande corrida. Mas pontuou, isso é facto!

E em relação aos outros... nota cinco ao Rubens Barrichello? Quarto lugar e a melhor volta da corrida valem uma simples nota cinco? E eu é que sou o mauzão! E depois tenho que escrever à Priscilla porque é que o Nick Heidfeld merece uma nota seis em Xangai quando nem chegou perto dos pontos.

Semana que vem temos Bahrein. E mais motivos para discussão, certamente...

8 comentários:

Thiago Raposo disse...

Paulo, eu mandei depois um outro arquivo em que os pilotos estão ordenados pela nota....Você colocou a errada, onde eles estão ordenados alfabeticamente (a não ser que vc prefira esta...rs)!
Abraços...

Priscilla Bar disse...

SObre as notas para os pilotos da BMW, assumo que fui muito amável com eles.

Analizando friamente agora, vejo que "ajudei" e muito aos pilotos...;)

Speeder76 disse...

Thiago:

Não há crise. Vai dar tudo na mesma, pois o que importa são as notas...

Pri:

Pois... acontece. Eu não sou "mauzinho" por capricho! E até sou "bonzinho" para o Rubens...

Wallacy disse...

Porém a nota tem que ser dada aos Pilotos não a equipe não é? Massa fez boa corrida, a Ferrari que não acompanhou....

Não que eu ache que ele mereça uma nota muito alta. Porém pontuar ou não pontuar só pode ser relevado se o cara não teve que sair por problemas mecanicos.

Por exemplo: O Alonso vai lá, e corre horrores! Da volta em todo mundo até no segundo colocado! Abre 1 volta e 45 segundos do segundo, e a Renault vai e tem um problema eletrico (nada do motor para não dizer que foi ele que forçou). O Alonso não mereceria mais que 1-3 pontos?

Wallacy disse...

Droga... Odeio quando aperto enviar no lugar de visualizar!

Só ia falar... Se for para analisar a posição ou a escuderia etc. Foi o piloto Vettel que ganhou a corrida ou foi o carro RBR?

Só digo isso mesmo, porque as vezes não parece que vocês estão analizando os pilotos, e sim as posições ou scuderias! Se for para isso não ser para nada esse premio, pois a FIA já da pontos para as posições.

Frederico Cavalcante disse...

Percebo algumas incoerencias na sua avaliação caro Speeder. Acho que uma nota 2 é exagerada para o Felipe, uma vez que o Piquet também recebeu 2, quando sabemos que o primeiro vinha fazendo otima corrida de recuperação e o segundo rodou mais que pião. Acho também que o Glock merecia nota maior do que o Hamilton, pois Glock largou lá atrás. Acho que também o pessoal deu nota muito alta pro Kovalainen. Terminar uma corrida já merece um 8?

No mais um grande abraço e parabéns pelo blog!

Elton disse...

Na minha opinião vc naum sabem analisar um piloto... Massa merecia uma nota bem maior que um dois...ridícula essa avaliação, massa fez uma otima corrida, chances de ficar entre os 5 primeiros, com sorte até um pódio, e não por causa de seu carro q eh uma bosta... não precisava ter feito muitas ultrapassagens soh de segurar um carro mto pesado na chuva jah foi bom, e fez uma corrida muito boa, nada do que reclamar dele... merecia no mínimo um sete, desculpa Speeder, mas a minha avozinha conhece melhor de F1 que vc!?!?!?! 2 merece vc...

Speeder76 disse...

Vamos lá esclarecer a nota do Massa:

1 - Os critérios que uso são so seguintes:

1.1. Desempenho nos treinos (0 a 3)
1.2. Companheiro de equipa (0 a 1)
1.3. Desempenho da corrida (0 a 3)
1.4 Resultado final (0 a 3)

As notas nunca são de corrida, são do fim de semana no seu todo. Um exemplo: a nota seis do Alonso, metade tem a ver com o seu segundo lugar na qualificação, mais o facto de ter ficado à frente do seu companheiro.

2 - Não dou pontos por patriotismo ou simparia. Vejo a corrida como vejo, e se achar que não gosto, não gosto. E o Vettel achei que mereceu a nota 10, porque fez uma corrida irreprensivel à chuva. E não dou nota baixa ao Rubinho porque não gosto da cara. Acho que tem méritos, e ele fez a volta mais rápida e foi quarto classificado.


3 - Não se preocupem mais com as notas. Estamos a decidir um novo critério, onde vamos descartar as notas mais extremas (alto e baixo), logo, haverá uma média mais "justa" para os pilotos, nos fins de semana das corridas. E vou continuar a dar as notas que acho merecedoras de critério, sendo o mais rigoroso e justo possivel, sem patriotices.