quinta-feira, 16 de abril de 2009

C'etait un Rendez-Vous - O making of




Esta foi uma das sequências mais famosas de sempre. Ultimamente virou um videoclip dos Snow Patrol, e especulou-se muito sobre quem era a pessoa que ia ao volante nessa sequência, se era um piloto profissional ou outro qualquer. A curta-metragem "C' était un Rendez-Vous" é de 1976 e mostra um homem, ao nascer do sol de um dia de Verão, a correr esbaforido para ter com a sua amada, sem ter em conta as regras de transito.


Filmado numa unica cena, a curta-metragem foi feita numa altura de experimentalismo, em especial um género chamado "cinema-verité". Foi um estrondo quando estreou, e correu ainda mais tinta quando a policia francesa deteve Lelouch para interrogatório, no intuito de saber quem era o louco atrás do volante. Especulou-se que tinham sido pilotos profissionais a fazê-lo: Jacky Ickx, Jacques Laffite, Jean Ragnotti, Jean-Pierre Beltoise eram os nomes propalados. Lelouch nunca se preocupou em dissipar esses rumores, o que deu ainda mais aura à curtta-metragem.






30 anos depois, a TV francesa decidiu reconstruir a famosa curta-metragem, acompanhada pelo próprio Lelouch. O reporter vai ter com Lelouch, ao volante do carro que fez a filmagem, um Mercedes 450 SL 6.9 do próprio realizador, que explica que toda aquela sequência foi feita por ele próprio, porque foi algo decidido à ultima da hora, numa inspiração instintiva do realizador. Este video recria todos os movimentos feitos naquele dia, no mesmo carro, com o mesmo piloto, só que a uma velocidade muito mais suave... O video... descobri-o no fantástico Saloma do Blog!

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande matéria Speeder, lembro de já ter lido bastante sobre isso, e foi até engraçado a tentativa de descobrir quem era o "piloto".

Bino disse...

Este vídeo não está disponível no seu país ou domínio.

Isto só aparece para o primeiro vídeo, mas já o tinha visto noutra altura. A censura do youtube começa a estender-se.

Em relação ao making of, é interessante que ele disse que escolheu o mercedes por causa da suspensão pneumática para a imagem não ficar tremida e que para a banda sonora, ele repetiu o percurso com um Ferrari, não disse qual.

Muito bom. Obrigado.