quinta-feira, 16 de abril de 2009

The End: Franco Ambrosio (1932-2009)


O Felipão, do Blogsport Brasil, deu hoje a noticia: Franco Ambrosio, o homem que patrocinou a Shadow e um dos fundadores da Arrows (era o A) foi hoje encontrado morto, bem como a sua esposa, a golpes de picareta, na sua casa perto de Nápoles, no sul de Itália. A policia suspeita de um roubo que correu mal. Tinha 77 anos.


Ambrosio construiu a sua fortuna na área financeira, e entra na Formula 1 em 1977 através de um piloto: Renzo Zorzi. O italiano era mau piloto, ficando apenas cinco provas, sendo depois substituido por outro italiano, Riccardo Patrese. No final do ano, um grupo de elementos da Shadow, Tony Southgate, Franco Ambrosio, David Wass e Jackie Oliver, tentam um golpe interno contra o patrão da equipa, o americano Don Nicols. O golpe falha e eles saem no final do ano para fundar a Arrows e Ambrosio iria ser o patrocinador da aventura (era o A do nome)


Contudo, ele acaba preso no inicio de 1978 devido ao escândalo financeiro mais famoso da década: o da loja maçonica P2, que está ligada ao Banco Ambrosiano, que fazia negócios com o Vaticano. Aliás, segundos os teoristas da conspiração, essa loja maçónica, com ligações à Máfia, estaria por detrás do alegado assassinato de João Paulo I, em Setembro de 1978...



Depois de cumprir sentença, envolveu-se na Italgrani, a maior do seu país na área da agropecuária, mas ele sempre foi uma personagem envolvido em escândalos: em 1994, foi acusado de fraude, ao enganar a União Europeia em 32 milhões de euros numa exportação fantasma de farelo de trigo para a Argélia. Cinco anos depois, a empresa declarou falência, mas as autoridades desconfiaram, e descobrou-se que era uma fraude. Resultado: Ambrosio foi condenado em 2008 a nove anos de prisão. Contudo, o processo estava em recurso num tribunal superior quando foi morto.


Quanto à história do primeiro ano da Arrows, e da controvérsia do seu modelo A1, podem ler aqui.

1 comentário:

Felipão disse...

Valeu pela citação, Speeder!!! Abração!!!