sexta-feira, 24 de abril de 2009

Formula 1 - Ronda 4, Bahrein (Treinos Livres)

A manhã desta sexta-feira no Bahrein viu Lewis Hamilton e Nico Rosberg a darem um ar das suas graças, liderando cada um os respectivos treinos livres: o inglês no primeiro treino, o alemão no segundo.


Na primeira sessão de treinos, disputada sob uma pista ainda escorregadia devido ao pouco uso, o britânico Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido da sessão, demonstrando um bom andamento por parte dos McLaren-Mercedes. O actual campeão do mundo tirou melhor partido dos seus pneus, conseguindo uma volta em 1.33,647 segundos, tempo que lhe valeu o primeiro posto. No entanto, e só no final da sessão algumas equipas se conseguiram aproximar, como foi o caso da BMW Sauber, que tirando partido dos pneus mais macios, colocou Nick Heidfeld e Robert Kubica nas duas posições seguintes, a 0.260 segundos e 0.291 segundos, respectivamente.


Em quarto lugar ficou o Williams de Nico Rosberg, logo à frente do Brawn GP de Jenson Button. A seguir, classificaram-se Heikki Kovalainen e Rubens Barrichello. Outro brasileiro, Felipe Massa, foi o melhor dos pilotos da Ferrari, ficando com o oitavo posto, batendo por quase dois décimos de segundo o seu colega de equipa, Kimi Raikkonen (10º), numa evidência de que o sistema KERS (montado no carro do brasileiro) parece mesmo ser uma vantagem. Pelo meio, na nona posição, ficou o melhor dos Red Bul, pilotado por Mark Webber. O vencedor do GP da China, Sebastien Vettel, ficou com o 12º tempo.


Na segunda sessão de treinos livres, ocorrida mais para o meio dia, hora de Lisboa, o piloto da Williams registou o melhor tempo, com 1.33,339 segundos, 0,191 segundos mais rápido que o segundo classificado, Fernando Alonso. O piloto da Renault comprova assim as melhorias do R29, que já na China tinha demonstrado uma performance mais eficaz nos treinos.


Na terceira posição ficou o Toyota de Jarno Trulli, a 0,277 segundos, ao passo que o vencedor de Xangai, Sebastien Vettel, ficou com o quarto lugar, a 0,322 segundos de Rosberg. O piloto alemão ficou logo à frente de Mark Webber.


O actual lider do campeonato, Jenson Button, fez com a sua Brawn GP o sexto melhor tempo, a 0,355 segundos de Rosberg. Outro resultado interessante tiveram os Force India, que demonstram grandes progressos neste fim de semana, apóis terem colocado os novos difusores e fundo que foram montados nos VJM02. Adrian Sutil ficou com o sétimo melhor tempo, enquanto que Giancarlo Fisichella conseguiu o 12º melhor tempo. Rubens Barrichello foi nono, atrás de Timo Glock, mas à frente do segundo Williams de Kazuki Nakajima.

Lewis Hamilton, que foi o melhor de manhã, esta tarde não foi além do 11º tempo na tabela. Aliás, o mais interessante nesta sessão, os últimos cinco lugares foram ocupados por pilotos que de equipas que no ano passado lutavam pelas vitórias: Nelson Piquet foi o 15º, ao passo que na Ferrari a situação continua muito 'negra' com Felipe Massa a não ir além de 16º e Kimi Raikkonen de 18º. Pelo meio ficou Robert Kubica (17º) no BMW Sauber, mostrando que a equipa bávara também não estará nas melhores condições, ao que se juntou o 20º de Nick Heidfeld. Em 19º, e sem conseguir acompanhar os tempos do seu companheiro de equipa, ficou o finlandês Heikki Kovalainen.

Mas isso tem uma boa explicação: o equilíbrio registado nesta sessão foi grande, pois entre o primeiro posto e o último existiu menos de um segundo e meio de diferença. Amanhã, na qualificação, veremos se este equilibrio entre os extremos se manterá...

Sem comentários: