domingo, 5 de abril de 2009

WRC - Rali de Portugal (Final)

Terminou esta tarde o Rali de Portugal, com uma Superespecial do Estádio do Algarve como classificativa de encerramento. Isto serviu como consagração para o francês Sebastien Löeb, que ganhou pela quarta vez este ano uma prova do Mundial de Ralies, e afirma-se como o grande dominador do campeonato de 2009. O alsaciano, penta-campeão do Mundo, bateu Mikko Hirvonen, o finlandês da Ford, com uma diferença de 24,3 segundos, diferença essa que foi gerida nesta última etapa, sem que o francês corresse riscos.

Hirvonen esforçou-se para tentar diminuir a distância, mas acabou por reconhecer que já era impossivel chegar a Löeb, resignando-se a trazer o carro até final e garantir o segundo lugar. Com alguns problemas de motor, o espanhol Dani Sordo não teve um dia feliz, e a grande distância que o separava de Hirvonen antevia que já pouco ou nada havia a fazer, terminado no último lugar do pódio, na frente de Peter Solberg, que conseguiu colocar o datado Citroen Xsara num positivo quarto lugar.


Nos restantes lugares pontuáveis ficaram alguns nomes inesperados, pois três dos principais pilotos do WRC, como o Stobart-Ford de Matthew Wilson, e os Citroen C4 WRC de Conrad Rautenbach e Euvgeny Novikov, desistiram na etapa de hoje, vitimas de despistes. Assim, o norueguês Mads Ostberg, num Subaru Impreza, o argentino Frederico Villagra, no Ford Focus WRC e o arabe Khaled Al Quassimi, noutro Ford Focus WRC, fecharam os lugares pontuáveis.


Na Produção, por fim, Armindo Araujo consegue a sua primeira vitória na categoria. E esta prenda acontece no seu país natal, e como beneficiou dos abandonos dos seus rivais, os suecos Patrik Sandell e Patrik Flodin, o piloto de Santo Tirso é agora o novo lider da categoria.


Esse triunfo e consequente ascenção à liderança do campeonato PWRC aconteceu numa chegada apoteótica ao Estádio do Algarve, onde Armindo ajudou à festa ao subir ao capot do Mitsubishi Lancer Evo IX com a bandeira portuguesa às costas. "Este é o triunfo perfeito, é o primeiro e é em Portugal frente a este entusiástico publico, tendo ainda a subida ao 1º lugar do campeonato. É a concretização de um sonho" afirmava o piloto momentos depois da consagração.

Subir ao degrau mais alto do pódio e ouvir o hino nacional foi “maravilhoso. Tenho de agradecer a toda a equipa, que tem feito um trabalho fantástico, bem como o apoio dos meus patrocinadores e do público português que me apoiou ao longo dos três dias nas especiais. Estamos na frente do campeonato e a estratégia para as próximas provas vai ser igual, impor um ritmo forte, mas sem exagerar. O prémio máximo está guardado para Outubro e espero ganhá-lo”, concluiu.

1 comentário:

kimi_cris disse...

Grande rally, simplesmente espectacular, nunca pensei que ao vivo fosse tão fixe.

Grande Abraço!

Kimi_Cris