terça-feira, 5 de maio de 2009

Amanhã, a cisão da Formula 1?

Já se sabia há algum tempo, mas a coisa agora é oficial: a FIA decidiu que em 2010 será implantado o sistema "vencedor leva tudo", que queria colocar em acção este ano, mas que foi travado graças ao próprio regulamento da FIA, que afirma qualquer alteração só seria feita com o acordo das equipas. Agora, voltaram em força, e Max Mosley decidiu satisfazer a vontade de Bernie Ecclestone e colocar esta clausula ridicula.

Confesso que não consigo acreditar muito que esta coisa vá para a frente. Creio que é mais um "bluff" do Mosley para levar por diante as suas intenções do corte de custos. E digo isto pelo "timing" da medida: acontece quase um ano antes do começo do próximo campeonato do Mundo, logo tempo mais do que suficiente para ser banido. Agora... será que as equipas vão aceitar este jogo do gato e do rato? Ora, esse é a grande questão do momento. Primeiro em tudo, vão se reunir amanhã em Londres para discutir as últimas medidas da entidade, e delinear a estratégia a seguir.

E hoje, que for ler o site do Autosport português, parece que estalou a guerra: a FOTA poderá decidir amanhã que estão fartos de Mosley e avançar para um campeonato alternativo, com... Bernie Eccelstone como seu aliado! A ideia pode ser um pouco louca, mas vendo bem as coisas, o site inglês Grand Prix diz mais ou menos a mesma coisa...

Dizem que Ecclestone passou para esse lado pelo simples facto de Max Mosley ter atacado Luca di Montezemolo nas suas recentes declarações. Quando o presidente da FIA disse que "A Formula 1 passa bem sem a Ferrari" parecia que, para muitos, o "Whipmaster Max" tinha perdido o contacto com a realidade. Desconheço, mas sei que o Tio Bernie "não passou para o outro lado" por mera solidariedade...

Em suma, os tempos são agitados, e prometem ser ainda mais. Quando as equipas começam a pensar seriamente na ideia de uma cisão, é porque tem a consciência de que retirá-lo do poder através de um método democrático parece ser pouco provável, pois quem elege Mosley no topo da hierarquia da FIA são as federações nacionais e não as equipas ou os contrutores de Formula 1. Agora que a Formula 1 chega este fim de semana a paragens europeias, veremos como será que as coisas irão parar. Nada é descartável!

5 comentários:

Felipe Playmobil disse...

- Max Mosley quer aparecer mais que as Equipes, Pilotos, Carros de Formula 1. Esse parece ser o seu problema.
- A Formula 1 não precisa de um Ditador, mas sim de um homem forte que pense no bem e na evolução da categoria.

Henry disse...

Speeder,
Eu fico imaginando o que deve pensar um anunciante, patrocinador que gostaria de investir (ou voltar a inverstir) na Fórmula 1.

É impossível se fazer qualquer plano a longo prazo, porque agora as regras mudam semanalmente e o que vale hoje pode ser inválido amanhã.

O público também precisará fazer um curso para entender se é ponto, medalha, quem é BrawnGP, onde está a Ferrari...

Essa confusão toda acaba prejudicando a categoria.

1abraço

Ícaro Gonçalves disse...

Ofender Luca "Fiat" de Montezemolo neste momento foi uma tremenda burrice! A Fiat está negociando comprar a Chrisler e a Opel e pode se tornar a 2ª maior montadora do Mundo atrás apenas da Toyota.

Octeto Racing Team disse...

Eu definitivamente temo pelo futuro da F-1!!! Este Mosley é a pior coisa que aconteceu para o esporte que tanto amamos!!!

bjs, Ludy

Daniel Médici disse...

Putz, cada vez mais não encontro possibilidade de saída para o buraco esportivo que a F1 cavou. Mas acho que a regra do vencedor não passa, é só pra que o limite orçamentário passe com mais facilidade.