sábado, 30 de maio de 2009

Feliz Aniversário, De Crasheris!

Eu sei que é só amanhã, mas este fim de semana é altura do aniversário de alguém que, para quem cresceu nos anos 80, era visto como o melhor "crash test dummie" que a Formula 1 tinha, se quiseremos ser mauzinhos! Mas essa sua carreira na Formula 1 pode ser considerada como redutora, quando se pode afirmar que até teve uma carreira longa e algo proveitosa: cinco pódios, uma pole-position e uma volta mais rápida.


Andrea de Cesaris comemora este fim de semana o seu 50º aniversário natalicio. No inicio da carreira deste blog, elaborei uma biografia sobre os feitos do seu piloto, onde não ficaram em claro os seus inumeros acidentes, especialmente no inicio da carreira, que levou a ser sumariamente despedido por Ron Dennis no final de 1981 (sim, ele passou pela McLaren!) e depois em 1985, na Ligier, depois de um acidente na Austria.


Uma carreira de 14 temporadas, no total de 204 Grandes Prémios, é o piloto com mais grandes Prémios sem conquistar a vitória. Uma carreira recheada de velocidade e de acidentes. Uma das piadas que se contava na altura era que a McLaren tinha-lhe dado o numero oito na equipa, para que os comissários o pudessem identificar em caso de desastre. E o próprio Nelson Piquet disse certo dia que aquilo que mais incomodava era o de largar ao lado de Andrea de Cesaris!


Hoje em dia, encontra-se completamente afastado do meio. Enriqueceu como corretor da bolsa e dedica metade do ano a praticar windsurf. Mas não foi esquecido. Tanto mais que estamos hoje a recodá-lo. Feliz Aniversário, Andrea!

3 comentários:

Unknown disse...

Bem lembrado, era um piloto show!

abs

Vasco Coelho disse...

E a pole no Monáco não é para qualquer um...

Speeder76 disse...

Joel:

Agradeço os elogios. De facto, quando era novo, o De Cesaris era um daqueles "rejects" que tinha gosto em apoiá-lo, pois tinha simpatia por ele. Uma das razões pelo qual gostava da Jordan foi por o Eddie ter acolhido aquela personagem.


Vasco:


A sua unica pole-position na sua carreira foi em Long Beach 82, e não no Mónaco. Aí foi o seu primeiro pódio. Mas tens razão numa coisa: dava-se muito bem em circuitos citadinos.