quarta-feira, 20 de maio de 2009

Noticias: FIA ganha acção contra Ferrari

O Tribunal de Grande Instância de Paris decidiu esta manhã que a FIA tem razão nos seus planos para a introdução de um tecto orçamental de 44 milhões de euros para as equipas de Formula 1 para 2010. Uma decisão que fez feliz a FIA e Max Mosley, contentes por vencerem esta batalha:

"Nenhum competidor deve colocar os seus interesses acima do desporto onde está inserido. A FIA, as equipas e os seus parceiros comerciais vão continuar a trabalhar para garantir o bem estar da Fórmula 1 em 2010 e nos anos subsequentes.", referiu Mosley ao autosport.com.

Sendo assim, as equipas estão sujeitas à sua inscrição até ao dia 29 de Maio, se quiserem competir em 2010. Como a Ferrari contesta as actuais regras, será que vai levar para a frente a ameaça de um campeonato paralelo, em conjunto com a Renault, Red Bull, Toyota e outros?

Entretanto, esta manhã, horas antes de ser conhecida a sentença do Tribunal de Paris, a Ferrari mostrou a sua estupefacção pelo facto de praticamente todas as novas equipas de Formula 1 citadas por Max Mosley não terem grande (ou nenhuma) experiência em alta competição, nomeadamente na fabricação de chassis. Sendo assim, apresentaram fortes dúvidas em relação à manutenção da qualidade e da imagem da Fórmula 1.

"As pessoas que tiveram oportunidade de ver os documentos levados a Tribunal pela FIA nem acreditavam no que liam, ao verem os nomes das equipas que declararam ter intenção de correr na Fórmula 1 no próximo ano. Vendo a lista, não há um único nome famoso. Será que um Campeonato do Mundo com equipas daquelas (com o devido respeito) terão o mesmo valor das actuais, onde equipas como a Ferrari, os maiores fabricantes mundiais e outras equipas de renome que fizeram história na Fórmula 1, competem? Não seria mais apropriado apelidar um campeonato desse de GP3?", referiu a Scuderia no seu site oficial.

Já agora, essa lista apresentada por Mosley incluí nomes como Wirth Research, Lola, USF1, Epsilon Euskadi, Formtech, Campos e iSport. E de facto, boa parte das equipas tem experiência de Formula 3 e GP2, mas são categorias que dispensam a construção de chassis para competir...

2 comentários:

kimi_cris disse...

Acho que as proximas semanas vão ser muito atribuladas e vão soar muitos boatos...

Grande Abraço

Kimi_Cris

Ron Groo disse...

Eu acho que estes caras só vem para formar e dar mais poder politico a Fia contra a Fota.
Será horrivel ver eles se arrastando la atras no grid.