quinta-feira, 7 de maio de 2009

Noticias: Sebastien Vettel ganha o Troféu Lorenzo Bandini

O piloto alemão Sebastien Vettel foi hoje declarado como o vencedor do Troféu Lorenzo Bandini de 2008. O piloto alemão, que cometeu o feito de vencer pela primeira vez na sua carreira com um Toro Rosso num GP de Itália à chuva (triplamente inédito na história da Formula 1), vai receber o troféu no próximo dia 31 de Maio em Brisighella, perto de Imola, nas mãos da viuva de Lorenzo Bandini.

O prémio, atribuido desde 1992, distingue todos os pilotos jovens que se destacam na Formula 1. Já foi atribuido a pilotos como Ivan Capelli, Juan Pablo Montoya, Michael Schunmacher, Felipe Massa, Kimi Raikonnen, David Coulthard e Jenson Button, entre outros. Luca di Montezemolo também foi já agraciado, mas como presidente da Ferrari.

Quanto a Lorenzo Bandini, nasceu a 23 de Dezembro de 1935 na Libia, mas veio cedo para Brisighella. Começou a sua carreira em 1957 nos Turismos e chegou à Formula 1 em 1961, a bordo de um Cooper-Maserati da Scuderia Centro-Sud. Em 1962, passou para a Ferrari, onde venceu a sua unica prova, o GP da Austria de 1964. Para além disso, venceu as 24 Horas de Le Mans de 1963, com o seu compatriota Ludovico Scarfiotti. Ficou na Scuderia e na Formula 1 até a 7 de Maio de 1967, no GP do Mónaco, quando se despistou na volta 81, ficando gravemente queimado. Morreu três dias depois, apenas com 31 anos de idade.

1 comentário:

Paulo Gouvêa Jr. disse...

Posso estar errado, mas se não me engano este era um dos raros pilotos que Enzo Ferrari respeitava sob qualquer aspecto.