domingo, 31 de maio de 2009

WTCC - Valencia (Corridas)

A Seat e a BMW dominaram esta tarde as duas corridas realizadas no Circuito Ricardo Tormo, em Valencia, com Yvan Muller e Augusto Farfus a serem os vencedores da corrida, e Tiago Monteiro a portar-se bem, com o segundo lugar na primeira corrida e o oitavo na segunda.


Na primeira corrida do dia, a partida foi um pouco atribulada, com o espanhol Jordi Gené a ficar envolvido na confusão da primeira curva e a ficar por lá, Isso fez com que monteiro chegasse à segunda posição, aproveitando uma distracção de Gabriele Tarquini, que sofria com um desgaste permaturo dos pneus, na luta com Yvan Muller. No final, Monteiro fez a sua corrida, terminando a dois segundos do francês, enquanto que o veterano piloto italiano fechou o pódio, à frente do brasileiro Augusto Farfus, da BMW.



No final dessa corrida, o piloto português era um homem muito satisfeito por este fim de semana, até agora o seu melhor do ano: "É muito bom estar de regresso ao pódio, depois de um início de época complicado. Cheguei ao segundo lugar depois de ter pressionado bastante o Gabriele (Tarquini) e bastou um pequeno erro da parte dele para o conseguir passar. Nas voltas seguintes ainda tentei ir buscar o Yvan (Muller), mas ele era muito rápido e para o fazer iria desgastar muito os pneus, pelo que decidi manter a posição e defender o lugar até ao fim. Estou muito contente porque o carro esteve muito equilibrado durante todo o fim-de-semana.", começou por afirmar Monteiro.



"Também em termos colectivos foi bom para a equipa, em especial depois dos problemas que tivemos em Pau. Aqui em Valência, em relação ao ano passado, os SEAT León TDI estiveram mais leves e isso fez diferença mas, em contrapartida, em termos de potência de motor estávamos muito mais limitados do que no ano passado, pelo que a vantagem do menor peso era praticamente nula. Acho mesmo que vista de fora a primeira corrida até pode ter parecido fácil, mas foi uma ronda muito dura e onde foi preciso manter toda a concentração para não cometer erros," concluiu Tiago.



Na segunda corrida, tudo foi diferente. Os SEAT não tiveram hipótese na partida e foram imediatamente batidos pelos BMW. Gabriele Tarquini foi o melhor representante da marca espanhola depois de ter recuperado até terceiro e defendido a sua posição de Andy Priaulx. Quanto a Tiago Monteiro, que devido à inversão da grelha, largou em sétimo, com Yvan Muller logo atrás, mas o francês passou o português à segunda volta, com o nº 5 da Seat a seguir de perto o actual líder do campeonato até ao final, dando pontos preciosos à equipa.



No final da corrida, o piloto português sublinhou que a estratégia da segunda corrida esteve centrada no resultado colectivo, até porque seria muito difícil ultrapassar os adversários que seguiam à frente: "Sabíamos que os BMW se iriam defender e tornar muito complicada a nossa missão. Se arriscássemos podíamos comprometer o resultado colectivo, pelo que a maior preocupação foi mantermo-nos dentro dos lugares pontuáveis. Em Valência o nosso carro não foi o mais rápido mas foi seguramente o mais equilibrado e isso fez toda a diferença. A SEAT Sport está de parabéns porque tem tido um trabalho incrível nas várias alterações que tiveram de fazer no carro durante os últimos meses. Temos um conjunto muito consistente e é isso que nos permite estarmos competitivos. Dentro de três semanas em Brno espero continuar a lutar pelo pódio e acredito que podemos conseguir um bom resultado na defesa do título de construtores,"disse o piloto.



A próxima ronda do WTCC terá lugar nos dias 20 e 21 de Junho, na República Checa. Até lá Tiago concentra-se na participação nas míticas 24 Horas de Le Mans, que ocorrerá uma semana antes. Para isso, o piloto estará a partir de amanhã em França para quatro dias de testes com o protótipo Oreca 01, do Team Oreca, que irá partilhar com o monegasco Stephane Ortelli e o brasileiro Bruno Senna.

Sem comentários: