sábado, 6 de junho de 2009

GP2 - Ronda 3, Istambul (Corrida 1)

Foi uma corrida agirada e atribulada, mas no final, o russo Vitaly Petrov venceu a primeira corrida do fim de semana turco, em Istambul, com os Ocean a perderem soberana oportunidade de pontuar nesta corrida. Karun Chandhok ficou parado na grelha de partida, o que obrigou à saída do Safety Car, e Alvaro Parente despistou-se na famigerada Curva 8, quando seguia na segunda posição.


As primeiras curvas ficaram marcadas por bastantes trocas de posições nos lugares da frente. Com Chandhok parado, Luca Fillipi e Romain Grosjean a disputarem a curva 3 de forma impossivel, com prejuizo maior para o piloto francês, que caiu para a nona posição. Alvaro Parente, que com isto tudi subia para a quarta posição, tentava uma ultrapassagem "impossivel", resultando numa saida de pista e perda de duas posições, para o espanhol Javier Villa e o austroárabe Andreas Zuber.



Assim, teve de forçar o andamento para recuperar o tempo perdido. Primeiro para ultrapassar Villa, o que conseguiu, e depois a pressionar o alemão Nico Hulkenberg, o "poleman", que foi assim até este ir às boxes, para fazer o seu reabastecimento. Assim Parente era segundo, e na volta 14, quando tentava forçar o ritmo para ficar à frente dos dois após a sua passagem pelas boxes, um despiste na famigerada Curva 8 terminou com a sua corrida.



A má colocação do monolugar da Ocean na curva forçou à entrada do Safety Car, que reagrupou o pelotão. Pouco depois da saída deste, o espanhol Dani Clos, numa manobra muito optimista, levou ao abandono do italiano Edoardo Mortara e quase colocava Karun Chandhok de fora, embora Mortara tenha sido mesmo o único a ficar no local. Numa prova com bastantes abandonos, o líder do campeonato, Romain Grosjean, não viu a bandeira de xadrez, o mesmo sucedendo com outro espanhol, Roldan Rodriguez.



Incólume a todos os incidentes e trocas de posições esteve sempre Vitaly Petrov, que cruzou a meta isolado e sem qualquer preocupação. Luca Filippi ficou em segundo, na frente do italiano David Valsecchi e do brasileiro Alberto Valério, que conseguiu segurar o quarto posto ante os ataques de Hulkenberg nos momentos finais. O venezuelano Pastor Maldonado, o holandês Gierdo van der Garde e o espanhol Javier Villa terminaram nos restantes lugares pontuáveis.



Amanhã de manhã realiza-se a Sprint Race em que só pontuam os seis primeiros, e em que a tarefa dos pilotos da ORT não será fácil: Chandhok parte de 14º, enquanto que Parente vai partir de 20º. Aparentemente é mais um fim de semana para esquecer...

Sem comentários: