segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jackie Stewart, 70 anos!




No próximo dia 11, um dos maiores pilotos de sempre comemorará 70 anos de vida. Jackie Stewart é considerado como o primeiro piloto profissional de Formula 1, pois surgiu numa altura de transição, entre uma era de "gentleman-drivers", nos anos 60, para uma onde se começou a preocupar-se mais com aspectos como o "marketing", a publiciade e a... segurança.



Foi o primeiro paladino da segurança, mesmo indo contra a opinião dominante. mas sabia que esse era o seu caminho, pois tinha visto demasiados amigos a morrerem em competição, alguns deles os seus melhores amigos, como Jim Clark, Jochen Rindt e Francois Cevért. Estabeceu uma parceria imbatível com Ken Tyrrell, que lhe deu os seus três títulos mundiais, embora o primeiro veio sob a capa da Matra International, em 1969.



Depois da sua carreira competitiva na Formula 1, Stewart tornou-se num dos melhores comentadores de televisão nos Estados Unidos e na Austrália, e nos anos 90 ajudou a carreira do seu filho Paul Stewart. Ambos depois elaboraram uma equipa, que depois passou para a Formula 1, apoiada pela Ford, onde em três temporadas, venceu uma corrida, tornando-se bem sucedido como piloto como construtor, algo que só Jack Brabham e Bruce McLaren conseguiram.



Pelos seus feitos, foi condecorado como Cavaleiro pela Rainha de Inglaterra e hoje goza de um imenso prestígio quer dentro, quer fora da Formula 1. E em homenagem a ele, vou colocar ao longo da semana a sua biografia e os seus feitos como piloto e pessoa. Como "teaser", meto o videoclip "Supreme", do cantor Robbie Williams, onde ele compete contra Stewart para o título mundial.

2 comentários:

Gil disse...

Eita que vc foi rápido, hein? Nós, lá no F1 Girls, estamos preparando um especial pela passagem dos 70 anos de Jackie Stewart. Foi muito bom da parte dele querer deixar também como legado ao automobilismo a preocupação com a segurança dos pilotos.

Bruno disse...

Grande, Speeder.
Jackie marcou época na Fórmula 1, pelos títulos e pela preocupação com a segurança. Como disse fez a transição de épocas e por causa de sua agenda lotada, teve até uma úlcera.
A algum tempo falei sobre a dislexia que tanto incomodou o escocês. Estou ansioso pela biografia que colocará aqui.

Abraços.

(não dava para o Bob Williams ter dado um chute naquela porta? rsrs)