quinta-feira, 11 de junho de 2009

O maior legado do Escocês Voador



No capitulo anterior, descrevi em pormenor o acidente que Stewart teve no GP da Belgica de 1966, e aquilo que passou até estar na cama de um hospital inglês, menos de meio dia depois. Foi um acidente que marcou a sua vida e a sua carreira, que o transformou num paladino pela segurança nos circuitos.

O video que coloco aqui faz parte de um documentário biográfico sobre a carreira do "Escocês Voador", tri-campeão do mundo e um dos primeiros pilotos profissionais da Formula 1 moderna. Na altura, pode não ter sido o piloto mais popular do "paddock", mas a médio e longo prazo, as suas acções despertaram a consciência das pessoas, e transformaram a Formula 1 num desporto seguro. É graças a ele, e a outros, que não existem mortes na Formula 1 há 15 anos atrás.

“Se tiver algum legado que gostaria de deixar ao desporto, espero que seja na área da segurança, pois quando cheguei à Formula 1, elas não existiam ou eram diabolicamente insuficientes”.
Ainda bem, Jackie.

1 comentário:

Blog do Malfitani disse...

Olá Speeder!

Justa homenagem à Stewart.

Apesar de ser Brasileiro e admirar muito Emerson Fittipaldi, tenho que admitir que Stewart estáva um nível acima do Brasileiro. Emerson era um grande piloto, porém Stewart está na mesma esfera de Clark, Senna, Fangio e Schumacher.

Porém na minha ótica nenhum grande piloto de F1 sintetizou tão bem o termo Gentleman Driver.

Tenho uma revista brasileira da década de 70, chamada Autoesporte, onde existe uma matéria chamada Escola de Pilotagem Jackie Stewart.

Um dos exercícios, era pilotar com uma bacia colada ao capô do veículo, com uma bola de golfe solta em seu interior. Stewart defendia que um carro respondia de forma igual aos inputs que lhe eram dados, dirigindo de forma abrupta, teriamos respostas abruptas e inesperadas do veículo, ao passo que sendo gentil e progressivo, o carro também seria gentil e progressivo, mesmo no limite. Stewart antes mde se tornar piloto fez parte da delegação de tiro esportivo de seu país, talvéz daí tenha advindo seu controle cerebral sobre as máquinas entre elas os carros que pilotou.

Speeder, parabéns pelo Continental Circus, com certeza um dos melhores blogs que já ví!

Grande Abraço.