domingo, 14 de junho de 2009

PTCC 2009 - Estoril II (Corridas)

As corridas de hoje do PTCC no Autódromo do Estoril tiveram o seu habitual despique em pista, e fora dela. O primeiro vencedor do dia foi penalizado em 25 segundos devido a uma troca de pneus fora da área regulamentada, e foi relegado para a terceira posição, dando a vitória ao segundo classificado.

Mas vamos à história das corridas deste dia: depois de ontem César Campaniço (de regresso ao PTCC depois da sua ausência no Algarve), ter feito a pole-position, era o natural favorito à vitória, pois o seu rival, Duarte Felix da Costa, largar da terceira posição, no seu Seat Leon Supercopa.

Na partida, Campaniço manteve-se na frente, mas uma má escolha em termos de pneus o fez atrasar na classificação, acabando apenas na nona posição. Quem se aproveitou deste delize foi Duarte Felix da Costa e Patrick Cunha, no outro Seat Leon Supercopa, que fez uma corrida de ataque e terminou na segunda posição da geral. João Figueiredo, no seu Peugeot 407 S2000, terminou na terceira posição.

No final dessa corrida, o ainda vencedor expressava a sua satisfação: "Depois do que aconteceu ontem [só conseguiu dar uma volta lançada e teve problemas mecânicos], fiz um bom arranque e consegui passar para a frente. Fui ganhando alguma margem e procurei manter a concentração. O Patrick estava a tentar pressionar-me mas a determinada altura estávamos com o mesmo andamento e foi uma questão de manter o ritmo. Em termos de Campeonato foi um resultado muito bom sobretudo porque os meus mais directos adversários ficaram lá para trás", concluiu.

Contudo, esta vitória teve pouca duração. Os comissários de pista detectaram que Felix da Costa e João Figueiredo tinham trocado de pneus numa altura não permitida, e foram ambos penalizados em 25 segundos, fazendo com que a vitória passasse para as mãos de Patrick Cunha, no Seat Leon Supercopa. Alvaro Figueira era segundo, enquanto que Felix da Costa caia para terceiro e Figueiredo era quinto.

Na segunda corrida do dia, José Pedro Fontes, que largava da segunda posição da grelha, rapidamente se colocou no comando, sem dar tréguas aos seus adversários, rumando de forma destacada para a vitória na oitava corrida da época. Logo atrás ficou João Pedro Figueiredo, que no seu Peugeot 507 S2000, ainda tentou nas primeiras voltas pressionar o líder, mas sem grande sucesso.

Outro destaque desta corrida foi a desistência de Duarte Félix da Costa, que ocupava o terceiro posto, depois de ter feito uma corrida de trás para a frente. Com este precalço, quem beneficou foi César Campaniço, que viria a ocupar o último lugar do pódio, depois de protagonizar uma excelente recuperação, tendo mesmo chegado a incomodar João Figueiredo.

No final da corrida, José Pedro Fontes era naturalmente um piloto satisfeito: "Fiz um bom arranque, passei logo para o comando. O João ainda me pressionou mas fui ganhando margem aos poucos o que me permitiu depois fazer uma boa gestão da vantagem. Estou naturalmente satisfeito pela vitória e por estar no comando do Campeonato", disse o piloto do BMW 320i.

Satisfeito, mas não tanto, estava João Figueiredo, pelo fim de semana competitivo: "Sabia que nesta segunda corrida teria que atacar logo no início. Ainda tentei forçar o Zé Pedro [Fontes] mas depois os pneus começaram a degradar-se e não tive mais condições para o fazer. Daí em diante procurei gerir a vantagem para os pilotos atrás de mim. O César chegou mesmo a passar-me, mas rapidamente repus o meu lugar e terminei em segundo. Podia ter somado mais pontos este fim-de-semana", referiu o piloto de Coimbra.

Depois deste fim de semana, as contas do campeonato estão definitivamente baralhadas: José Pedro Fontes é agora o lider do campeonato, com 50 pontos, seguido do Seat Leon Supercopa de Duarte Félix da Costa, com 49. Patrick Cunha subiu para o terceiro posto com 41 e César Campaniço é agora o quarto classificado, com 39. Tudo ao rubro na frente, portanto... e a próxima prova será no Circuito da Boavista, no fim de semana de 4 e 5 de Julho.

Sem comentários: