sábado, 13 de junho de 2009

WRC - Rali da Acrópole (Dia 2)

Está a ser um grande dia para a Ford, com Mikko Hirvonen a liderar, e Jari-Matti Latvala a recuperar até à terceira posição da classificação geral. Mas o grande destaque do dia é Sebastien Löeb. Pois é... o piloto francês, grande dominador do Mundial de 2009, viu o seu rali terminar quando bateu numa pedra e capotou. Já não desistia desde o Rali da Jordânia do ano passado.

Para provar que um mal nunca vem só, na Citroen, o seu companheiro de equipa Daniel Sordo também teve problemas graves de suspensão, devido também a uma pedra e viu-se obrigado a abandonar. Curiosamente, pouco tempo depois e no mesmo local, o norueguês Petter Solberg também bateu na pedra e viu o amortecedor da suspensão a entrar dentro do seu carro, obrigando a abandonar...

Com isto tudo, quem salva a honra da casa é o francês Sebastien Ogier, que com o Citroen C4 WRC da equipa Junior, é agora o segundo classificado, mas a um minuto e 40 segundos de atraso sobre Hirvonen. Depois de Latvala, o russo Evgueny Novikov é o quarto classificado, à frente do Ford Focus do argentino Frederico Villagra.


No Grupo N, a luta está agora ao rubro. Patrik Sandell teve problemas e atrasou-se no seu Skoda Fabia S2000, enquanto que Nasser Al-Attiyah e Armindo Araújo envolveram-se numa intensa luta, com vantagem para o piloto do Qatar que atacou no derradeiro troço do dia. Al-Attiyah terminou o dia na frente, com o grego Lambros Athanassoulas a servir como separador entre os dois interessados no campeonato.

Apesar da dureza dos pisos e do mau estado em que ficaram as especiais, o ritmo foi fortíssimo. "Hoje ninguém poupou a mecânica e nós também não. Foi um dia de ataque e só foi pena o tempo que perdemos na última especial devido à quebra de um braço de suspensão, que deixou a roda aberta, mas felizmente perdemos poucos segundos e amanhã vamos tentar chegar à vitória, sabendo que em termos de campeonato é importante conseguir ficar na frente do Nasser (Al-Attiyah), até porque depois do atraso hoje do (Patrik) Sandell a luta pelo título em princípio passou a ser a dois", disse Armindo Araújo.

Bernardo Sousa está actualmente no 6º lugar do PWRC, mas já longe dos três primeiros. Amanhã, o dia promete muita animação ao longo das cinco classificativas que os pilotos terão pela frente, com destaque especial para Aghii Theodori, que com 33 quilómetros é o mais longo troço do rali e que será feita por duas vezes, a última a fechar o rali, pelo que até aos últimos metros... tudo pode acontecer.

Sem comentários: