quinta-feira, 30 de julho de 2009

As reacções ao regresso de Schumacher às pistas

O anuncio, no final da tarde europeu, do regresso de Michael Schumacher às pistas, para substituir o lesionado Felipe Massa, está a causar uma onda de reacções um pouco por toda a parte, principalmente entre outros dois regressados: Niki Lauda e o ciclista Lance Armstrong, sete vezes vencedor da Volta à França e terceiro classificado na edição deste ano. Mas também existem reacções um pouco mais adversas, como a do seu empresário Willi Webber, que afirmou ter desaconselhado tal manobra.


Para Lauda, que regressou à Formula 1 em 1982 após três temporadas de ausência, não terá dúvidas: "O Michael vai ser brilhante". O piloto austriaco é provavelmente o melhor exemplo de um regresso com sucesso, pois venceu um título mundial em 1984.

Além disso, Lauda, que falava ao jornal inglês Daily Mail, vê neste regresso uma forma de espicaçar Kimi Raikonnen. "O mais interessante vai ser vê-lo contra o Kimi Raikkonen no outro Ferrari - quem será o mais rápido? Coloquemos as coisas desta forma: o Kimi tem de se esmerar ou será batido", afirmou.

Outro regressado à competição, o ciclista americano Lance Armstrong, também expressou contentamento no regresso do heptacampeão alemão. "Estou muito contente por vê-lo novamente em corrida", escreveu Armstrong no... seu Twitter, acrescentando que é o "maior de sempre".

Quem está um pouco contra esta onda de felicitações pelo seu regresso foi Willi Webber. O seu empresário explicou ao jornal alemão Der Tagesspiegel as desvantagens de tal regresso: "Eu aconselhei-o a não fazê-lo e expliquei que o problema vai ser a expectativa das pessoas. Se o Schumacher estiver de volta, vão querer vê-lo vencer", afirmou. Apesar de tudo, ele próprio também vê elementos positivos neste regresso às pistas.

"A Ferrari pediu-lhe e ele não podia dizer que não. É bom para toda a gente: para os media, para os adeptos, para a Fórmula 1. Se será bom para nós teremos de ver", concluiu.

3 comentários:

Daniel Médici disse...

O Lauda só não leva em consideração que faz tempo que a cabeça de Kimi está longe da F1... O que é ua pena.

Quanto ao argumento de Wili Weber, tenho minhas dúvidas. No que se refere à imagem, acho que essas esticadas na carreira não são prejudiciais. Quando eu cito 'Alan Jones', do que você se lembra? Do campeão de 1980 ou do piloto pesando 94kg que entrou no cockpit da Arrows em Long Beach, 83?

Se ele vencer, vai ser um lucro imenso. Se não fizer grande coisa, ninguém vai se importar.

Speeder76 disse...

Isso é verdade, Daniel. E em relação ao Jones, nem referiste ao seu "terceiro" regresso, quando experimentou o Beatrice-Lola, em 1985-86. Ficou melhor, mas mesmo estes regressos falhados não beliscaram em nada a sua imagem.


Aliás, se formos ver, nem Prost, nem Mansell, nem Lauda (claro) tiveram as suas carreiras beliscadas nos seus regressos à pista, apesar de, no caso do inglês, ainda tivemos o seu infame fim na McLaren, em 1995.


Acho que me inspiraste para os próximos dias... fica atento!

Daniel Médici disse...

Bom saber que te ajudei de alguma forma. Estou sempre atento ao Continental Circus.