quinta-feira, 16 de julho de 2009

Extra-Campeonato: "Nós escolhemos ir à Lua"

"Escolhemos ir à Lua. Escolhemos ir à Lua e fazer as outras coisas nesta década, não porque são desafios fáceis de se fazer, mas porque são os mais difíceis (...) porque este é um desafio que estamos dispostos a aceitar, um que não estamos dispostos a adiar, e é um desafio que nós queremos vencer!" (...)


John F. Kennedy (1917-63), discursando em Houston e 12 de Setembro de 1962


Foi provavelmente o maior desafio da década para os americanos. Embalados pela corrida espacial, e pelo facto de terem perdido para os soviéticos algumas "primeiras vezes" como o lançamento espacial e o primeiro homem no Espaço (Yuri Gagarin), o então presidente John F. Kennedy decidiu que, para conseguir bater os soviéticos, teria de pensar em mandar um homem para a Lua até ao final da década. Reforçou o orçamento para a NASA, ordenou a construção do Centro Espacial de Houston e novas instalações no Cabo Canaveral, na Florida, para que fosse lançado um foguetão capaz de impulsionar uma força suficiente para colocar três homens em orbita e ir à Lua, colocar uma bandeira americana e voltar, sãos e salvos.

Kennedy não viveu para ver isto, mas isto foi considerado como um designio nacional, e um objectivo a alcançar. Essas esperanças e sonhos aconteceram a 21 de Julho de 1969, quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin, no módulo Eagle, aterrou no Mar da Tranquilidade e afirmou as palavras imortais: "Um pequeno passo para o Homem, um grande pulo para a Humanidade".



Desde há algum tempo que se preparavam algumas coisas para comemorar o 40º aniversário da missão da Apollo 11, a nave que levou Buzz Aldrin, Neil Armstrong e Mike Collins para a lua, sendo que os dois primeiros entraram na história como sendo os primeiros terráqueos a pisar a superficie de outro corpo celestial (neste caso, a Lua, o satélite da Terra).

O mais original, e provavelmente o mais noticiado de todos é este, elaborado pela Biblioteca John F. Kennedy: uma recriação, em tempo real, da missão lunar. A partida foi hoje, pelas 14 horas de Lisboa, e agora a nave, já separada dos seus propulsores, está a caminho da Lua. O nome do site é a famosa frase de Kennedy: "We choose the Moon!". E podem segui-lo via Twitter, por exemplo. É uma forma de mostrar às gerações mais novas o que foi a aventura espacial e o que foi o capítulo mais importante da aventura espacial norte-americana.


Outra boa visão do que aconteceu há quarenta anos atrás é como isto foi acompanhado pelas cadeias americanas, em especial a CBS. O lendário "pivot" Walter Cronkite, um assumido entusiasta pela corrida espacial, relata não só aqui os procedimentos que a Apollo 11 tem de fazer para chegar à Lua, como também a partida do gigantesco e poderoso Saturno V. A não perder!

1 comentário:

Luc Viatour disse...

This Moon illustration was made by Luc Viatour

Please credit this with : Luc Viatour in the immediate vicinity of the image. A link to my website http://www.lucnix.be is much appreciated but not mandatory.

Do not copy this image illegally by ignoring the terms of the license below, as it is not in the public domain. If you would like special permission to use, license, or purchase the image please contact me