sábado, 11 de julho de 2009

Formula 1 - Ronda 9, Nurbrurgring (Qualificação)

Por fim, chegamos ao que realmente importa para definir a ordem de partida para a corrida de amanhã: a qualificação. E nessa sessão tão decisiva, vimos que o melhor foi a Red Bull. Mas surpresa das suerpresas, não foi Sebastien Vettel a ficar com a pole-position. Foi o seu companheiro de equipa, Mark Webber, a fazer o melhor tempo e dar à Austrália a sua primeira pole-position em 29 anos, desde Alan Jones, no GP da Alemanha de 1980, a bordo de um Williams.

Nurburgring foi também palco de um recorde da Formula 1, dito hoje pelo "nosso" Ivan Capelli: Mark Webber tornou-se no piloto que demorou mais tempo a fazer uma pole-position: 130 corridas desde a sua estreia, no GP da Austrália de 2002. O recorde anterior pertencia a Jarno Trulli, que demorou 115 corridas até conseguir a sua primeira "pole-position", no GP do Mónaco de 2004. Curiosamente, Trulli venceu essa corrida. Será que no Domingo vai ser o "dia Webber"? Veremos...

Mas vamos ao que interessa: a sessão de qualificação. O que se pode retirar daqui é que nos sete primeiros postos estão cinco carros com motor Mercedes, os Brawn de Rubens Barrichello (2º) e Jenson Button (3º), os McLaren de Lewis Hamilton (5º) e Heiki Kovalainen (6º) e... o Force India de Adrian Sutil (7º), na sua melhor qualificação de sempre. Ficou à frente dos Ferrari, quem diria! Mas as condições metereológicas no qual foi disputado, com um tempo incerto, fez com que se contribuisse para este desfecho.

"É um dia muito especial, é fantástico, já estive perto da 'pole' antes mas nunca consegui. No entanto, foi uma sessão incrível, muito tensa e caótica por causa da chuva e dos pneus, mas no final consegui uma volta fantástica", começou por afirmar o australiano, acrescentando que "a 'chave' da 'pole' foi "obter três sectores limpos na última volta lançada e confiar na minha experiência e da dos membros da equipa".

Como já foi dito atrás, Webber vai ter ao seu lado Rubens Barrichello, que pela segunda vez consecutiva bate Jenson Button em qualificação. "A sessão foi sensacional mas muito difícil devido a tudo o que aconteceu com a chuva e com os pneus. Na Q2 vi o Massa sair na curva 2 e fomos todos para a boxe, a situação estava caótica e tentei falar com a equipa pelo rádio mas não tinha resposta. Entrei para a boxe de qualquer maneira e os mecânicos estavam à espera para montar os pneus certos - a equipa conseguia ouvir-me mas não conseguia responder", explicou o brasileiro na conferência de imprensa após a qualificação.

Já Jenson Button voltava ao topo, depois de uma qualificação mal conseguida em Silverstone. O terceiro posto, apesar de ter sido batido pelo seu companheiro, teve a vantagem de o colocar à frente do seu maior rival, e que corria em casa, Sebastien Vettel: "A qualificação foi uma loucura. Continuamos a ter alguns problemas com a temperatura dos pneus mas foi uma boa sessão e foi divertido", começou por dizer.

Para amanhã, o actual lider do campeonato afirma que será uma "prova interessante, em especial com o tempo igual ao de hoje, com chuva e seco, mas vamos estar com atenção ao que os outros vão vencer, pelo que estou ansioso".

Quanto a Lewis Hamilton, que conseguiu a sua melhor qualificação do ano, numa época muito dificil, acredita que será possível lutar por um lugar do pódio na corrida de amanhã. "Se continuar seco amanhã então ficarei numa boa posição e de certeza que poderei lutar pelo pódio. Podemos até lutar com os Red Bull", afirmou o actual campeão do mundo à BBC.


Hamilton enalteceu o trabalho que a sua equipa tem feito no desenvolvimento do seu monolugar para conseguir o melhor resultado de conjunto desta temporada até agora: "O Heikki[Kovalainen] e eu conseguirmos um lugar no top 10 é um excelente resultado e tudo se deve ao trabalho feito na fábrica. Fez uma grande diferença", observou.


Amanhã é o dia da corrida. Nurbrurgring pode acolher chuva na hora da corrida. Agora será que veremos a história a repetir-se, como aconteceu em 2007? Já não se pode rebocar carros de volta para a pista...

5 comentários:

Tohmé disse...

Acredito que a corrida amanhã será bem emocionante.
A classificação já foi.

pro_magicalonso disse...

Me alegro mucho por la primera pole que ha conseguido Webber y me gustaría verle ganar, aunque mañana se esperan lluvias y todo puede pasar. Saludos

kimi_cris disse...

Qualificação muito interessante se a chuva aparecer amanha vamos ter uma grande corrida.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Ridson de Araújo disse...

http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/os-carros-da-brawn-sao-os-mais-leves-do.html

divulgando mais uma vez neste querido espaço do Continental Circus,o blog Historias e Velocidade.
E agora, com vários posts tentando entender o dia dessa clasisficação em Nurburgring. O último post, feito por mim e pelo Jobson, traz nossos pitacos para a corrida. Confiram!

Rianov disse...

Feliz aniversário meu amigo

Abraços