sábado, 25 de julho de 2009

GP2 - Ronda 7, Hungria (Corrida 1)

O alemão Nico Hulkenberg venceu esta tarde a primeira corrida da GP2, que decorreu no Hungaroring, e é cada vez mais um sério candidato ao título, depois de ter ganho pela terceira vez consecutiva nesta época. O brasileiro Lucas di Grassi acabou na segunda posição e o espanhol Javier Villa completou o pódio. Quanto a Alvaro Parente, o piloto da Ocean Recing Tech ficou à porta dos pontos, no nono lugar, depois de ter feito uma boa corrida de recuperação.


No caso do piloto português, quer ele quer a equipa sabiam que seria difícil chegar aos lugares pontuáveis devido às especificicdades do traçado húngaro, onde as ultrapassagens são muito difíceis de concretizar. Todavia, o piloto portuense esteve a um pequeno passo de o atingir, quando partiu do 14º posto e aproveitou a confusão que aconteceu na segunda curva do circuito e que colocou fora de combate o austroarabe Andreas Zuber, o mexicano Sergio Perez e os brasileiros Diego Nunes e Luiz Razia. Parente, que já era nono, teve que evitar alguns dos carros in extremis e perdeu duas posições.

Pouco depois passou o russo Petrov e cedo parou nas boxes, mais concretamente na volta sete, esperando ganhar posições com esta mudança. Mas não surtiu efeito e a dez voltas do fim chega a Davide Rigon, que era o oitavo, mas não conseguiu ultrapassar e alcançar o ponto que lhe daria a pole-position na corrida de amanhã.

No final da corrida, a desilusão era evidente no piloto português: “Este é um resultado desapontante, dado que fiquei muito perto de alcançar a oitava posição, o que seria uma boa operação, após ter arrancado do décimo quarto posto da grelha de partida. Parti bem e cheguei a nono lugar mas, na segunda curva, para evitar um carro que tinha entrado em pião atrás de mim, tive que ir para a escapatória e desci para o décimo primeiro lugar”, explicou no seu blog oficial.


Neste circuito é muito complicado para ultrapassar, mas com a boa decisão da equipa em realizar cedo a minha paragem nas boxes e com a ultrapassagem que efectuei a Dani Clos, consegui subir ao nono posto. Fiquei na traseira do Davide Rigon e dei o máximo para tentar suplantá-lo. No entanto, ele não cometeu qualquer erro e terminei a uma posição de conquistar um ponto e de garantir a pole-position para amanhã”, concluiu.


Na frente da corrida, a batalha pela vitória esteve bastante animada de inicio, com Lucas di Grassi a liderar a primeira fase da corrida, seguido de perto por Javier Villa e Nico Hulkenberg. Mas com as paragens nas boxes, o jovem alemão conseguiu primeiro passar Villa e, depois o piloto brasileiro da Racing Engeneering, aquando da paragem deste. Embora saindo das boxes ainda na frente, os pneus frios e a proximidade de Hulkenberg levaram o alemão a passar com relativa facilidade para o comando antes da curva 2. Após isso, o piloto alemão não foi incomodado até ao final, onde venceu pela terceira vez consecutiva e consolidou a liderança, agora com 57 pontos, mais quinze que Romain Grosjean.

A segunda corrida do fim de semana da GP2 acontecerá amanhã de manhã.

1 comentário:

kimi_cris disse...

Parente ficou com o lugar mais frustante possivel, esperemos que consiga um bom arranque na sprint race e pode ser que pontue.

Grande Abraço!

Kimi_Cris