terça-feira, 28 de julho de 2009

O ocaso do campeão

Vem hoje no GPUpdate uma excelente entrevista a Jack Brabham, para falar sobre a boa hipótese de Mark Webber poder alcançar algo que somente ele (por três vezes) e Alan Jones alcançaram: o título mundial. O piloto de 82 anos disse de sua justiça sobre esse assunto: "É fantástico vê-lo no topo. Está a fazer um grande trabalho. Acredito que Webber pode conseguir chegar ao título, desde que o carro consiga corresponder", afirmou Brabham à agência de noticias australiana.


Contudo, o artigo do site inglês demonstra outra coisa: devido à idade avançada, os rins de "Black Jack" já não são o que eram. Desde há dois anos a esta parte que está a fazer diálise devido aos seus problemas renais, o que lhe impede de ter uma vida normal. "Infelizmente tenho as as minhas "asas" cortadas. Faço diálise durante cinco horas por dia, três vezes por semana. Só tenho dois dias em que posso fazer tudo aquilo que eu quero", afirmou. A sua última aparição num circuito foi em 2007, em Melbourne.


Contudo, Brabham leva as coisas de forma positiva: "Não estou a queixar-me. À parte os meus rins, estou em boa condição. Tenho de aceitar a minha condição actual, é só isso".


Jack Brabham é o mais antigo campeão do Mundo ainda vivo. Comemora este ano o 50º aniversário do seu primeiro título mundial, ganho ao serviço da Cooper. Ganhou mais duas vezes, em 1960 e 1966, este ao serviço da sua própria equipa, a Brabham. Quando o alcançou tinha 40 anos de idade, contrariando os criticos ao afirmar que estava demasiado velho para correr. O australiano abandonou a competição em 1970, quando tinha 44 anos de idade. Os seus três filhos, Geoff, David e Gary, foram todos pilotos, mas nenhum teve o mesmo sucesso do pai na Formula 1, mas dois deles, Geoff e David, são vencedores das 24 Horas de Le Mans.

3 comentários:

Willian disse...

Gosto do Vettel e o considero um dos grandes pilotos da F1 atual, mas seria fantástico ver Webber campeão.
Na verdade, serviria como um bom aprendizado para o próprio Vettel, que ainda comete bastante erros.

Daniel Médici disse...

Muito triste saber da situação de Old Jack. Lamento por seus problemas de saúde.

Ron Groo disse...

Sir Jack Babhan.
É sempre bom ler palavras dele ou sobre ele.