sexta-feira, 17 de julho de 2009

Provavelmente, o melhor piloto da sua geração



"Conheci pilotos mais corajosos do que eu. Estão mortos"

Juan Manuel Fangio, 1911-95

Ainda me lembro do dia em que anunciaram na televisão a morte de Juan Manuel Fangio. Era algo que se esperava havia algum tempo, dado que ele se encontrava doente com complicações a nivel renal, creio eu. Aliás, até me lembro, no inicio de 1995, de ler noticias de que os organizadores do GP da Argentina, que tinha voltado ao calendário da Formula 1 naquele ano, temiam que Fangio morresse nesse fim de semana, pois caso contrário teriam de cancelar a corrida.


Hoje, assinalam-se os 14 anos da sua morte. Durante mais de 50 anos, vários foram os pilotos que tentaram alcançar os cinco títulos mundiais de Fangio, mas foi somente em 2002 é que Michael Schumacher o igualou, e demorou apenas mais um ano para superar essa marca. O argentino ainda viu o inicio de carreira do campeão alemão, e viu a ele conquistar o seu primeiro título mundial. Se tivesse vivido mais tempo, provavelmente teria assistido ao seu auge. Mas os 84 anos que viveu, e a sua carreira cheia de vitórias sem grandes incidentes em corrida, exceptuando uma em 1952, que o colocou fora de combate durante um ano, lhe deu uma capacidade de sobrevivência impar entre os do seu tempo, apenas igualado por Froilan Gonzalez e Stirling Moss.


A sua sobrevivência ao volante deveu-se ao facto de ser um piloto consistente nas suas corridas, que permitu alcançar com mais calma os seus objectivos. O facto de ter conquistado 24 vitórias em 51 Grandes Prémios asseguram essa eficácia.


Depois de terminar a sua carreira, teve bastante tempo para gozar a reforma. Sendo representante da Merccedes, fez imensas demonstrações ao volante do modelo W196, o carro que dominou a cena nas temporadas de 1954 e 55. E no video que coloco aqui, na sua aparição no lendário festival de clássicos, em Pebble Beach, no inicio dos anos 90, onde faz um sentido tributo aos automóveis: "Os carros deram-me a possibilidade de conhecer o Mundo. Conheci imensa gente e conquistei imensos amigos. Portanto não posso esquecer o automobilismo"


E os carros nos deram a conhecer este campeão. Em todos os sentidos. Gracias, Maestro!

4 comentários:

SALOMA disse...

Bela lembrança. Um legado estraordinário, que deixou. Cinco campeonatos mundias e 51 GPs...e fiz link com vc no blog!

Speeder76 disse...

Sabia que ias fazer isso, Saloma. Aliás, creio até que seria crime de lesa-majestade se nós, os fãs do automobilismo, não nos recordássemos do Maestro neste dia...

Ron Groo disse...

Com certeza um dos melhores em todos os tempos, mas não posso dizer se foi o melhor de sua geração.
Embora sua frase diga muito: "conheci melhores pilotos que eu, mas todos estão mortos.".

16válvulas disse...

Para mim Fangio foi o melhor da sua geração e provalemente o melhor da história da F1.