terça-feira, 14 de julho de 2009

Sobre o rumor do dia no Brasil...

NelsonPiquet_ Aí Galvão, vc está errado, meu bom! Te vejo na Hungria! E vamo torcer para q o carro esteja melhor lá! Valeu pelo apoio de todo mundo! Abcs!

Esta foi a mensagem que o Nelson Piquet Jr. colocou no Twitter para desmentir os rumores que voavam desde ontem à noite no Brasil. Galvão Bueno, o homem que comenta a formula 1 há mais de 30 anos, afirmara no seu programa que Nelson Piquet Jr. foi sumariamente despedido da Renault devido à clausula do seu contrato, que aparentemente, tinha que pontuar pelo menos metade daquilo que Fernando Alonso tem nesta temporada. Isso era algo que foi muito falado durante o fim de semana alemão, onde também se falou muito que Sebastien Bourdais iria ser substituido pelo espanhol Jaime Alguersauri na Toro Rosso.


Se no último caso, a coisa até é mais ou menos oficial (o jovem espanhol já "arrotou" a sua arrogância juvenil em declarações à imprensa) no outro caso, alguém somou dois mais dois e deu a noticia. Parece que esquece que as relações humanas sõ muito mais complexas do que a pura matemática. E quando tu, que estás na Europa, lês coisas à uma da manhã, nove da noite no Brasil, dás o beneficio da dúvida porque as redacções estão fechadas. Mas quando no dia seguinte, lês as fontes mais fidedignas (as inglesas, por exemplo), e nada te dizem, quando lês o Lucas di Grassi no Twitter e ele desmente categoricamente, é porque isto é mais uma "galvanada" do que propriamente uma noticia com fundamento.


Até que o lugar do Piquet pode estar em perigo. Até que daqui a uns dias ou umas semanas isto pode ser verdade. Mas agora pensemos assim: estamos em Julho, é Verão aqui na Europa. Tá tudo a entrar em férias, as coisas são feitas com maior leveza. Até nas noticias. É por isso que existe a "silly season". E como tivemos uma temporada agitada, com ameaças de cisão, nada como uns "despedimentos" para aquecer as coisas. E ainda por cima, ele é um dos pilotos em risco, numa profissão que tem apenas 20 vagas em todo o mundo...


Para finalizar, deixo uma nota sobre a forma de fazer jornalismo na actualidade: a mania de querer ser "exclusivo" ou "ser mais rápido do que a concorrência" está a raiar há muito tempo o ridiculo. Sempre aprendi que o bom jornalismo é aquele que diz os factos todos, o mais completo possivel do que ser o primeiro a relatá-los, pois caem no descrédito. Mas aparentemente, os jornais, rádios e TV's de hoje em dia não se importam de serem ridicularizadas por darem certas noticias cedo demais...

6 comentários:

Carlos Garcia disse...

Meu querido... concordo em gênero número e grau com você. Não é necessário dar a notícia em primera mão apenas para valorizar o veículo (que muitas vezes acaba desvalorizado).

O que eu fico chateado é que pessoas que também se utilizam dessa prática aproveitam o momento para criticar quem está mais em evidência... mas não há como negar que foi uma bela de uma Galvanada!!!

Abração

Felipe Maciel disse...

Já dá pra ver que essa silly season vai ser chata de aguentar. Um mês inteiro de férias já é uma crueldade, com um blablabla exacerbado então, nem se fala.

Alexandre Carvalho disse...

Speeder, eis minha opinião sobre a ampliação irresponsável dessa boataria, graças a essa mania de querer ser sempre o mais rápido, publicando qualquer coisa antes do outro:

http://tinyurl.com/mtbs4b

SAVIOMACHADO disse...

E vero meu amigo Paulo. Mas como a gente já conhece os bastidores da Fórmula 1, sabemos o quanto a boataria fica em evidência neste esporte.
Embora saibamos que Nelson Piquet anda no fio da navalha é sempre bom ter certeza das coisas.
Aqui no Brasil as atitudes do jornalista da Rede Globo a gente releva, pois sabemos que não é de hoje que acontece tais atitudes.
Grande abraço.
Parabéns pelo post.
Muito bom.
SAVIOMACHADO

CarlonePP disse...

Galvão Bueno é completamente desacreditado por aqueles que conhecem pelomenos um mínimo de F1 no Brasil. Os que conhecem F1 mais a fundo, o odeiam. Está no cargo porque é "político" e tramou sua ascenção na Rede Globo. Fala demais e nada do que diz tem algum valor..
Não merece nenhum credito. É um blá blá blá a corrida inteira. Insuportável.
P.S.Parabens pelo blog. Mt bom.

diegom12 disse...

Paulo vc dá uma aula no Gavião, que tem 30 anos de F1 como você mesmo disse. Ele já foi melhor. Hoje só é sombra do que era. E o tal de saber o momento certo de sair de cena. E o momento dele já passou.