quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Extra-Campeonato: A medalha da Telma e a falta de cultura de certo jornalismo desportivo

Eu vou ser sempre aqueles que vcou congratular por uma medalha, independentemente da sua cor. Sempre! Não vou fazer como os meus colegas, que torcem o nariz, qual mal-agradecidos, caso o atleta leve para casa uma medalha que não a de ouro. Digo isto porque ando a ouvir esta tarde o comentário de alguns ditos "colegas" a menosprezar a medalha de prata que Telma Monteiro, a nossa melhor judoca do momento, que conquistou a medalha de prata nos campeonatos do mundo da modalidade, que decorrem em Roterdão, na Holanda.

Revolta-me ouvir frases ditas por pessoas, quando abordam atletas de alta competição, que sacrificam horas, dias, meses e anos da sua vida, para alcançar um bom resultado, que muitas das vezes não acontece, perguntas do género: "O que faltou para chegar à medalha de ouro?" Ouvi isso ontem ou anteontem da boca de uma colega minha, na SIC (andou comigo na mesma Universidade do que eu, em Coimbra), quando entrevistava o Nelson Évora, atleta do salto em comprimento, e vice-campeão do mundo em Berlim. Para mim, demonstra o desprezo e a falta de consideração que esta classe tem por estes atletas. Numa cultura impregnada de futebol, nunca aquela frase "o segundo classificado é o primeiro dos últimos" foi tão usada.

Frases desse tipo demonstram também que a grande maioria desta classe não tem cultura, ou experiência desportiva. Digo isto em termos de alta competição. A esmagadora maioria desta gente é "desportista" ou "futebolista" de sofá. Nunca deve ter praticado algum desporto na vida. Eu pessoalmente, fiz atletismo na escola, nadei competitivamente e pratiquei karting. E ganhei um enorme respeito por todos aqueles que sacrificam a sua infância e juventude em busca de algo como ser o melhor. De participar em campeonatos do mundo e Jogos Olimpicos. Eu sonhei, em jovem, competir naquilo que acho ser a maior competição do Mundo.

Para mim o futebol é mais um desporto, não é "o" desporto, ao contrário de muita gente. Aliás, a cada dia que passa, por estar dentro da engrenagem, convenço-me cada vez mais que "jornais desportivos" são mais uma ficção. "Jornais de futebol" é o que são. E em Portugal, são os "Jornais dos Três Grandes". A cada dia que passa, por causa desta gente, mais detesto o futebol.

Perdoem-me o desabafo, meus caros amigos. Este post deveria ser o de congratulação pelo excelente resultado internacional da Telma Monteiro e não de amargura pela estupidez intelectual de certos profissionais, que vivem com a doença da "medalhite" e atacam os atletas quando estes não conseguem os resultados que estes desejariam que tivessem para fazer capas bonitas no Verão, quando o futebol está parado... E mais uma vez, Parabéns, Telma!

1 comentário:

Unknown disse...

Não podia estar mais de acordo...