sexta-feira, 28 de agosto de 2009

GP 2 - Ronda 9, Belgica (Qualificação)

A qualificação para a corrida da GP2 no circuito de Spa-Francochamps, ue decorreu esta tarde, foi histórica para as cores portuguesas, pois pela primeira vez na história desta categoria, um piloto português, numa equipa portuguesa, conseguiu fazer a pole-position. O feito foi conseguido por Alvaro Parente, na sua Ocean Racing Tech, que bateu no último segundo o brasileiro Lucas Di Grassi, da Racing Engineering.

Depois de ter sido segundo na sessão de treinos livres desta manhã, demonstrando não só uma à vontade neste circuito, como também uma boa afinação no seu carro, na qualificação desta tarde esteve sempre nas primeiras posições, conseguindo quase em cima da hora a pole-position com um registo em 1.54,970 segundos, relegando o brasileiro Lucas di Grassi para o segundo lugar, a 0,080 segundos.

O actual lider do campeonato, o alemão Nico Hulkenberg, ficou na terceira posição, mas o seu maior rival, o russo Vitaly Petrov, da Addax, não ficou muito longe, pois foi o quinto classificado da grelha, imediatamente à frente do segundo piloto da ORT, o indiano Karun Chandhok. Entre Hulkenberg e Petrov, na quarta posição, esteve outro brasileiro, Diego Nunes, da iSport.


O fim de semana belga está a ser marcado pela polémica relativa à Coloni. Depois de giancarlo Fisichella ter vendido a sua parte, a equipa foi impedida de se treinar por ordem judicial, agindo em nome de Andy Soucek, que actualmente corre na Formula 2 e na Superleague Formula. Os carros foram apreendidos e levados para local desconhecido, e ambos os pilotos não marcaram quaisquer tempo, desconhecendo se os pilotos da equipa, o austro-arabe Andreas Zuber e o brasileiro Luiz Razia, poderão alinhar na corrida de amanhã.


Este diferendo teve início no inicio de 2008, quando o piloto espanhol tinha sido contratado, mas posteriormente excluído da equipa antes da ronda de abertura do campeonato, em Barcelona, após ter feito o pagamento da primeira tranche do acordo. Posterormente continuou essa época na Supernova, sendo então companheiro de Alvaro Parente.

Sem comentários: