quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Norberto Lobo, "Ayrton Senna"




Descobri isto a semana passada quando lia o jornal "Público", numa secção sobre as musicas que devem ser ouvidas neste Verão. Contudo, deixei passar uns dias, para que as pessoas pudessem ver este video e apreciar a musica sem as interferências automobilisticas tipicas de um fim de semana competitivo.


Norberto Lobo é um guitarrista português, que toca essencialmente musicas instrumentais, sem voz. O seu talento está a ser reconhecido pela critica e pelo público, pois este ano lançou o seu segundo álbum, "Pata Lenta". Uma das musicas desse álbum tem um título intrigante: "Ayrton Senna". Intrigado, fui ouvir a musica, e no final descobri algo agradável de se ouvir num piquenique no campo, numa tarde agradável de Verão, à sombra de uma árvore de grande porte. Em suma, a mim esta musica entrou bem nos meus ouvidos.


Agora: o que isto tem a ver com um piloto de Formula 1 brasileiro, morto há 15 anos? Acho que tem a ver com a idade. Norberto Lobo é da mesma idade do que eu, e tal como muitos que cresceram nos anos 80 e 90, certamente passaram as manhãs e as tardes de Domingo a ver na TV as desventuras de um piloto de capacete amarelo, num carro ora negro e dourado, ora amarelo vivo, ora vermelho e branco, lutando pela vitória, pela pole-position, contra outros vinte ou vinte e cinco adversários, durante quase dez anos.


Certamente, isto tem de ter impacto. E à medida que chegamos à idade adulta, essas referências tornam-se óbvias. E pouco tempo depois de ter descoberto os DeLorean (com a ajuda do Daniel), posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que Ayrton Senna deixou uma referência que vai muito para além das fronteiras aparentemente estanques do automobilismo...

3 comentários:

Daniel Médici disse...

A música "Ayrton Senna" contida num álbum chamado "Pata Lenta" forma um trocadilho que deve estar entretendo aqueles que não gostam do piloto...

Infelizmente não pude, ainda, ouvir a canção (não há como no trabalho), mas é interessante ver mais uma referência ao piloto no âmbito musical. Daria um estudo sociológico interessante tentar posicionar esse lugar simbólico que o Senna ocupa, tanto para as diferentes gerações quanto para o automobilismo.

No fim, foi uma coincidência enorme teres postado sobre o assunto hoje. Acordei justamente remoendo meu post sobre o Delorean. Hoje teria enfim condições de aprofundá-lo.

SALOMA disse...

Speeder...o Ayrton escreveu sua história nas pistas de tal forma sensacional, que volta e meia a gente vê ações como essa que acabamos de presenciar, tão bem executada e com total precisão dos passos. Exatamente o que era o Ayrton, precisão, objetivo e dedicação ao que gostava mais de fazer...nos dar alegria aos domingos por vê-lo tocar uma barata tão magnificamente perfeito! Mas a vida é assim, amadurecemos e ficamos mais suscetíves a esses momentos...
abs
LS

SAVIOMACHADO disse...

Que maravilha de som Speeder. Por incrível que pareça Senna serve de inspiração até hoje.
Abraços meu velho.

SAVIOMACHADO