terça-feira, 8 de setembro de 2009

A campanha pelo regresso da Formula 1 a Portugal

Depois de Monza, a GP2 irá encerrar a sua temporada na unica pista que não acolherá a Formula 1: o Autódromo do Algarve, nos arredores de Portimão. Mas eles querem mudar isso em 2010, tentando convencer a FOM e Bernie Ecclestone de que merecem estar no calendário. Tendo um autódromo dos mais modernos do mundo, com o maior "paddock" da Europa e estando numa zona turistica por excelência, o Algarve, e elogiado por imensos agentes do automobilismo, como também recebe outros eventos automobilisticos como o Rali de Portugal, agora faz-se uma campanha para atrair pessoas à prova e impulsionar a candidatura portuguesa na categoria máxima do automobilismo.


Eis o press-release lançado esta tarde pela organização ao Autódromo Internacional do Algarve(AIA): Foi já há 13 anos que Portugal recebeu pela última vez um Grande Prémio de Fórmula 1. Com a construção do moderno traçado de Portimão aliado às excelentes infra-estruturas que todo o Algarve oferece, estão reunidas todas as condições para ter, novamente a Formula 1 em território nacional. Mas, como é sabido, um dos factores de primordial importância é também a adesão do público a este tipo de eventos. Assim, e por forma a mostrar que Portugal merece receber a Formula 1, o Autódromo Internacional do Algarve apela a todos os portugueses para, no fim-de-semana de 18 a 20 de Setembro, se deslocarem ao AIA para fazerem parte, daquele que se quer o melhor e maior evento do ano.


Actualmente a Formula 1 já não é uma miragem. Depois de Pedro Lamy e Tiago Monteiro, Álvaro Parente encontra-se no caminho para a categoria máxima do desporto automóvel. Também ele precisa do apoio dos portugueses. E num fim-de-semana em que corre em casa, todo o apoio é essencial para chegar às vitórias. Parente conseguiu a semana passada a sua primeira vitória da época ao volante do monolugar da Ocean Racing Technology, equipa de Tiago Monteiro e José Guedes. Estão, assim, reunidas todas as condições para que Portugal brilhe aos olhos dos decisores internacionais.


Como forma de atracção, o AIA tem levado a cabo parcerias com as principais empresas nacionais e outras entidades, nomeadamente o ACP (Automóvel Club de Pertugal) e a FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting), e colocou à venda os bilhetes com promoções extremamente aliciantes. Há ainda um outro factor de extremo interesse, é que nesse mesmo fim-de-semana o AIA recebe o Campeonato FIA GT, onde o piloto Miguel Ramos se encontra a discutir o título. Motivos de interesse não faltam, basta apenas que Portugal, à semelhança do que já se viu no futebol, apoie as cores nacionais.


Trazer a Formula 1 para Portugal não é uma ambição desmedida é uma possibilidade concreta, tal como explica Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve: "Temos todas as condições reunidas, falta apenas impressionar os organizadores internacionais e mostrar que Portugal é um país de aficionados do desporto automóvel. Ter a casa cheia será o primeiro passo para os restantes que se seguirão. Portugal precisa de estar unido e lutar por objectivos. Neste fim-de-semana ficar em casa não é solução. Venham ao Autódromo do Algarve e façam parte da história, ao tornar possível o regresso da Formula 1 a Portugal".




Ao mesmo tempo que surgiu esta iniciativa pública, também surgiu na Net uma petição pública pedindo o regresso da Formula 1 a Portugal. Em poucas horas já assinaram 200 pessoas, e claro, espera-se que assinem muitas mais nos próximos dias. Caso queiram assinar e depois espalhar isto pelos vossos amigos, eis o endereço: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=PTF1

4 comentários:

Pensador Axadrezado disse...

Estou a pensar seriamente em ir...
A bancada Portimão parece-me bem devido a posição central que ocupa no traçado, mas queria saber se tem cobertura... (pois seria mau não puder tirar belas fotos se o tempo não ajudasse)

Felipão disse...

Apoiado, Speeder...

e se tem o maior padock, tem tudo pra agradar o Bernie...

Speeder76 disse...

Pensador:

Que eu saiba, só a Bancada Central tem cobertura, e essa leva no minimo 15 mil lugares... todos os outros são mais pequenas, mas não tem nada para cobrir. Torce para que dentro de duas semana não chova para aqueles lados!

Daniel Médici disse...

Louvável, a mobilização pública feita em prol do autombilismo português. É de fato um fator importante para trazer a F1, embora, com essa administração personalista, ela talvez não seja essencial...

Mas na minha opinião, pela história que carrega, Portugal é essencial na F1.