segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O acidente da GP2 em Portimão



O acidente desta manhã na corrida da GP2 em Portimão foi realmente arrepiante, para quem viu. À falta de melhores filmes, por enquanto, pode-se ter uma ideia do acidente entre o romeno Michael Herck e o russo Vitaly Petrov, que ficou parado na grelha de partida e levou em cheio com o carro do piloto romeno. Retirado em maca, encontra-se bem no hospital.





Jà não é a primeira vez que acontece isto na GP2 este ano. O mesmo aconteceu na GP2 Asia Series, na prova nocturna de Losail, no Qatar, quando o holandês Yelmer Buurman, piloto da Ocean Racing Teach, bateu forte no carro do japonês Sakon Yamamoto. Os acidentes na partida podem acontecer, e estes tem maior gravidade pois os pilotos que vem na última fila chegam quase instantaneamente à terceira marcha, cerca de 160/180 quilómetros por hora. E como sabem pela história de Riccardo Paletti, pode ter um desfecto fatal.


Mas hoje, não foi mais do que um grande susto!

7 comentários:

Ridson de Araújo disse...

Paulo, em todos os lugares eu vi Michael Herck como belga, e não romeno...poderia elucidar isto?

agradecido

Speeder76 disse...

Oi Ridson!

Segundo a Wikipédia, o Herck nasceu em Bucareste, na Roménia, a 4 de Agosto de 1988, filho de pai belga. Aliás, o seu pai André comprou a equipa onde ele anda, a DPR (David Price Racing)


Oficialmente, ele corre com licença desportiva romena, embora não fique admirado que tenha corrido no passado com a licença belga. Mas o que leio na Wikipédia, é romeno.

http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Herck

Voaridase disse...

Uma dúvida Speeder:

O comentador disse que o SC poderia ter que levá-los pelo pitlane devido aos destroços, isso é permitido na F1?

Se sim, alguma vez aconteceu?

Speeder76 disse...

Em teoria, é permitido. Como o regulamento da GP2 em muito é um decalque da Formula 1, isso acontece.


Agora, na prática, quando há colisões na partida, onde se espalham os destroços por toda a sua largura, normalmente interrompe-se a corrida com bandeiras vermelhas, limpa-se a pista, reconstroi-se a grelha e acontece uma nova largada.

Marcel Santos disse...

Correctíssimo Speeder!

Embora o SC possa efectivamente ir pelo Pit Lane enquanto se limpam os destroços da recta da meta, quase sempre o Director de Corrida opta pela Suspensão de Corrida (bandeira vermelha) após a entrada do SC, por uma questão de segurança e como ficamos com uma situação de "race suspended"... aquando da reactar da corrida os pilotos iniciam a marcha novamente atrás do SC.

Felipão disse...

sobre o acidente, acho que já foi dito tudo...

o que me chamou a atenção, porém, foram as arquibancadas vazias...

Speeder76 disse...

Felipão:

Quanto às arquibancadas... se reparares bem, falamos de uma prova que na esmagadora maioria das vezes, é um suporte da Formula 1, logo, as pessoas que lá ficam é para gozar a tarde inteira.


Como aqui era um evento "stand alone" (apesar de termos o campeonato FIA GT), estavam 40 mil pessoas durante o fim de semana. Numa autódromo com capacidade para cerca de 85, 90 mil, parece vazio, de facto. Mas estava muita gente, especialmente no Domingo, pois no Sábado, o mau tempo não ajudou.