quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Os detalhes surprrendentes do "Renaultgate"

As coisas andavam um pouco calmas por estes dias, mas toda a gente sabe que vem aí uma inquirição por parte da FIA à Renault pelos eventos de Singapura, em 2008, e à alegada batida proposital de Nelson Piquet Jr. no muro da boxe, e da consequente vitória de Fernando Alonso, seu companheiro de equipa naquela altura. Pois bem, a revista britânica Autosport publicou esta tarde na sua edição online detalhes surpreendentes sobre este caso. E a pintura borra cada vez mais. Para todos.


Os detalhes ficam a cargo do Becken Lima, do blog F1 Around, que analisou o artigo e tirou melhores conclusões do que eu. Com a palavra, Becken.

A Autosport acaba de publicar em seu site um bombástico artigo com informações exclusivas de mais um capítulo do Nelsinhogate. O artigo, escrito por Jonathan Noble e Michele Lostia, traz à tona mais detalhes da escabrosa história que a cada dia torna-se mais crível.

Segundo os dois jornalistas, o “briefing” pré-corrida acontecido no motorhome da Renault no domingo, pouco antes da corrida, é o fato chave por trás do acidente protagonizado por Nelsinho. Teria sido nessa reunião que Pat Symonds, diretor técnico da equipe, junto com Flavio Briatore, orientaram o brasileiro a bater o R28 na curva 17, entre as voltas 13 e 14, logo depois da parada nos boxes de Alonso, ocorrida na volta 12.

A matéria da Autosport garante também que:

- Symonds e Briatore confirmaram para a FIA a tal reunião, mas isentaram-se de culpa, sugerindo que a idéia teria partido do próprio Nelsinho.

- As acusações contra a Renault vieram à tona por parte de Nelson Piquet Pai, em contato direto com o presidente da FIA, Max Mosley, no dia 26, data da última corrida de Nelsinho pela Renault.

- No dia 30 de Julho, em Paris, Nelsinho deu o seu testemunhou pessoal dos eventos ocorridos em Cingapura/2008 para os comissários da prova, Alan Donelly e a companhia britânica responsável pela investigação paralela, a QUEST.

- Em seu artigo, a Autosport replica material da revista italiana Autosprint, que teve acesso à telemetria do carro de Nelsinho em Cingapura que revela que o brasileiro continuou acelerando na curva em que ocorreu o acidente.

- Briatore foi visto alegando ter sido estorcido pela família Piquet.

- Foi ouvido de Pat Symonds pelo paddock que “durante a reunião pré-corrida com Piquet, a questão sobre causar de forma deliberada a entrada do safety-car veio à tona, mas como proposta partida do próprio Nelsinho.”

O único comentário a se fazer para vocês, em vista do que a revista inglesa acaba de publicar, é que quando a Autosport tem informações e publica-as sem pestanejar, é muito improvável que ela esteja errada…

Agora pergunto eu: alguém quer adivinhar qual vai ser o desfecho da reunião do Conselho da FIA no próximo dia 21, e dos eventuais precedentes perigosos que este "Renaultgate" (ou Nelsinhogate) poderá largar na Formula 1? Uma coisa é certa: isto é uma senhora putaria!

6 comentários:

Jessica Corais disse...

Só espero que os culpados possam ser punidos e que não vire uma mais uma história inacabada na F-1.

Abraços, Jessica Corais

Anónimo disse...

Falou bem, Speeder! Hahaha... falou MUITO bem! Não sei se a expressão aí tem o mesmo significado que aqui, mas se tiver, falou melhor ainda!

É uma senhora putaria. Está patenteado o "Nelsinhogate". Espero que todos recebam uma punição à altura do que fizeram.

Paulo Gouvêa Jr. disse...

E te digo mais ainda: uma putaria de quinta categoria! uma vergonha!

Ricardo Santos disse...

Para mim é muito simples!
O Sr. Briattori, o Sr. Simmonds e o Sr. Piquet Jr., não mais metiam o pés na F1. Quanto à Renault, talvez não tenha culpa do tipo de pessoas que colocou a dirigir os destinos da sua equipa, por isso talvez bastasse a perda total dos ponto ganhos a época passada.

Speeder recebeste o meu mail sobre a F1 em 1989?

Speeder76 disse...

Ricardo:

Recebi e enviei de volta. Ontem à noite recebi um aviso que o mail estava "atrasado". Vou enviar de novo para saber o que se passa.

Fenando Kesnault disse...

O que penso é o seguinte: Assim como na história dos acontecimentos pelo mundo qdo. se participa de coisas amorais não podemos nunca divulgar em função de ter sido desprezado, mostra que não se tem caráter nem mesmo para se manter um segredo horrível como deste fato. É lamentável o Piquetzinho ter participado disto uma coisa não justifica outra, nunca.