sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Zangam-se as comadres, dizem-se as verdades (parte II)

Depois de a Autosport inglesa ter revelado na passada quarta-feira que a conversa sobre o acidente proposital de Nelson Piquet Jr. em Singapura existiu, e do piloto ter feito um depoimento escrito à FIA corroborando essas afirmações, as últimas horas viram novos desenvolvimentos sobre o "Renaultgate".

Depois de Nelson Piquet Jr. ter dito num depoimento escrito à FIA que Pat Symmonds e Flávio Briatore terem pedido para que batesse no muro no sentido de ajudar Fernando Alonso a vencer o GP de Singapura, Flávio Briatore reagiu e alega que o assunto foi trazido à baila apenas como forma de chantagem para que aceitasse uma renovação do contrato ao piloto brasileiro com a sua equipa, e que isto teria consequências de ordem judicial.

Numa carta escrita a Nelson Piquet Sr., Briatore vai mais longe, quando afirma que "estou chocado pelas ameaças que fazem, e ultrajado pelo facto de poderem pensar que eu, para não mencionar o seu filho e outras pessoas na equipa Renault, pudessem participar numa estratégia que pode constituir ofensa criminal."


"Sou forçado a considerar que a sua ameaça constitui um caso de chantagem contra a Renault F1 e eu próprio, e embora não pretenda que este assunto ganhe proporções escusadas, estando preparado para o contextualizar numa situação de desapontamento e lamento pelos resultados do Nelsinho na Fórmula 1, que fique claro que se forem dados posteriores passos relativamente a esta chantagem, não terei alternativa que não passe por uma acção legal de difamação e falsas acusações.", concluiu Briatore.


Em consequência, depois de se reunir ontem à noite com Carlos Ghosn na sede da Renault em Paris, Flavio Briatore e a Renault iniciaram esta manhã procedimentos legais na justiça francesa e britânica contra Nelson Piquet Junior e Nelson Piquet Senior, na sequência do que o italiano apelida de 'chantagem'. Este caso não vai acabar no dia 21 na sede da FIA, isso já é uma certeza!


Esta tarde, Max Mosley veio a público afirmando que condena duramente este incidente e que caso isto seja provado, os envolvidos podem ser expulsos da categoria. "Se você olhar para qualquer outro desporto, se alguém faz resultados arranjados, geralmente é algo sério", disse, em declarações captadas pelo site brasileiro Tazio.


"Alterar é uma coisa pior do que enganar. Se você é um ciclista e usa drogas, isso é trapaça. Se você suborna outros ciclistas, ou alguém bate no meio do pelotão para que as bandeiras amarelas sejam acionadas, então isso é mais grave. Isso coloca em risco a vida humana, seja dos espectadores, dos fiscais ou dos controladores. Então é ainda mais grave. No momento em que falamos sobre isso, classificamos a Renault como culpada, mas nós não sabemos. Enquanto eles se defenderem, teremos que assumir que eles são inocentes", prosseguiu.


"Inicialmente, demos a eles até a última segunda-feira para nos trazer todos os documentos e, em seguida, eles pediram mais tempo. Nós então demos a eles até o meio da próxima semana. E não temos nenhuma idéia do que acontecerá. Mas, na natureza das coisas, há sempre dois lados de uma história."


"Bem, se isso for algo muito grande e eles forem culpados, é claro que é realmente muito grave. Mas estamos em uma situação, no momento, em que ouvimos um lado da história e estamos investigando da melhor forma possível. Agora esperamos ouvir o lado da Renault; só quando tivermos ouvido ambos os lados é que poderemos chegar a uma conclusão. Portanto, na maioria dos lugares, você supõe que alguém é inocente até que se prove que ele é culpado. E é essa a nossa situação neste momento.", concluiu.


Contudo, a grande revelação desta declaração é que Mosley garantiu imunidade a Piquet Jr. no "Renaultgate": "Não sei exatamente como foi formulado, mas dissemos a ele que se ele nos dissesse a verdade, então ele não seria perseguido individualmente. É exatamente o mesmo que fizemos com relação a Fernando Alonso [no caso de espionagem envolvendo McLaren e Ferrari, em 2007]", declarou.

2 comentários:

Willian disse...

Ambos, tanto Briatore quanto Piquet, tem dito muitas bobagens também.
Acredito que esteja na hora de se calarem ou apenas dizer o que interessa.
Essa "guerra nos bastidores" é, com certeza, o ponto baixo da temporada.

Ah, Paulo. Eu escrevi um post sobre essas brigas no meu blog. Se tiver um tempo dá uma lida lá:
http://www.corridadeformula1.com/piquet-e-briatore-erros-acusacoes-e-baixaria/

Abraço!

Felipe Maciel disse...

Não custa lembrar que a Renault também se envolveu com espionagem, foi acusada pela McLaren...

Quanto à briga atual, agora o circo está pegando fogo pra valer. Vamos chegando ao climax da situação.

Haja escândalo, dona Fórmula 1...