sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Extra-Campeonato: Rio de Janeiro 2016!

Já está. A decisão tem alguns minutos: os Jogos da XXXI Olimpiada, que se realizarão entre 5 e 21 de Agosto, vão para Rio de Janeiro, no Brasil. Provavelmente a cidade mais emblemática do Brasil, da América do Sul, e um dos cartões de visita do Planeta Terra, vai ser a primeira cidade em lingua portuguesa a receber a maior realização desportiva do mundo, dois anos depois de receber, provavelmente, a final do Mundial de futebol.

Essa vai ser uma década cheia de eventos para o Brasil, onde estará no centro do Mundo. Provavelmente será uma altura próspera para o país, que pode aproveitar para "limpar" a sua imagem como pais de Terceiro Mundo. Mas diminuir o crime, eliminar a corrupção e a pobreza (apesar dos esforços do Presidente Lula), parece ser mais uma utopia do que própriamente um feito. Mas o Brasil é um feito e merece o seu lugar no mundo por direito próprio.


Pessoalmente, se estou feliz com esta decisão? Mais ou menos. Custa-me, como automobilista que sou, saber que boa parte dos recintos desportivos serão feitos sob o "cadáver" do Autódromo de Jacarépaguá, que acolheu a Formula 1 em 1978, 1981 a 1989. Saber que um dos circuitos mais emblemáticos do Brasil e do mundo desaparecerá em nome de um parque olimpico cujo uso depois de 2016 estará em dúvida faz-me pessoalmente partir o coração. E se nessa altura andar por lá, em serviço ou apenas como mero espectador, certamente me lembrarei disso.

8 comentários:

Italo disse...

Esses dias assisti a uma prova da Stock Car Brasil em Jacarepagua e me apavorei da "esquartejada" que deram no circuito pelas obras do Pan...
Agora que será sede dos Jogos Olímpicos então...

Marcos Antonio disse...

moro no Rio e vi os elefantes brancos que ficaram na parte do autodromo, que será completamente destruido agora. Torci contra por ainda ter esperanças de se fazer um novo traçado pra Jacarepaguá. A gora já era, já que só bobinho acredita em pista em deodoro..

Paulo Abreu disse...

Partilho do mesmo sentimento Speedster. Sou bandeirinha e digo que ninguém fez nada para impedir isso, quero dizer, até fizeram. O ex-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Doutor Paulo Scaglione, tentou parar as obras que foram feitas, de ínicio, para o Pan-Americano de 2007. Mas infelizmente seu esforço foi em vão. Digo que realmente vão jogar a última pá de cal no autódromo.

Daniel Médici disse...

Me parece que o fim de Jacarepaguá é apenas a confirmação de uma perda consumada há algum tempo, quando um autódromo histórico e ativo foi mutilado em nome da especulação imobiliária travestida de interesse olímpico. O sepultamento se dará nos próximos capítulos.

Também estou triste pelo fim completo de Jacarepaguá, mas esta me parece uma razão egoísta demais para me sentir mal. Sinto mesmo pela certeza de que as instituições públicas do meu país não tem intenções tão nobres como o ideal Olímpico em realizar o evento.

João Carlos Viana disse...

Alegre? Eu não!
Vai ser uma roubalheira desgraçada, vai acabar com um circuito e ainda vai ser usada politicamente... Já tem gente dizendo que "foi o Lula que trouxe a Olímpiada". Fala sério! Ele só fez um belo discurso, que nem vi e não vou ver, e chorou a vitória de Nuzman, o carrasco do circuito de Jacarepaguá.

Wellins disse...

Morreu o Autodromo Nelson Piquet e o Emerson Fittipaldi Speedway.

Quem não lembras das vitórias de Piquet no Rio e a vitória de André Ribeiro no Oval.

Speeder, posta algo da antiga CART como história do dia. Pelo menos de 1995 até 2001.

Alexandre Carvalho disse...

Que se dane Jacarepaguá. O autódromo já estava morto há anos, não tinha a menor condição de sediar uma corrida de grande porte e só os saudosistas que não conseguem enxergar o óbvio é que ainda tinham alguma esperança de que aquilo ali tivesse jeito.

Convenhamos, mas corrida de carro numa teve a menor importância para a sociedade, tirando os eventos importantes como F1 e F-Indy.

Nem a Stock Car era capaz de atiçar a vontade de os cariocas trocarem a praia por uma corrida. Isso o próprio Piquet me disse uma vez, e é a mais pura verdade.

Já foi tarde!

L-A. Pandini disse...

Separando as coisas:

- Sentimento de luto pelo fim de Jacarepaguá (o autódromo dos meus sonhos tem o traçado original de Interlagos, a paisagem natural de Jacarepaguá e a funcionalidade e capricho de manutenção e conservação do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais)

- Enorme raiva por ver grupos liderados por bandidos como este Carlos Nuzman presidente do COB, conseguirem seu intento monopolista de acabar com um autódromo e ainda lucrarem com a especulação imobiliária

- Por outro lado, sentimento positivo por ver que o Brasil foi escolhido por outras qualidades. Sim, vai ter roubalheira, e muita. Mas isso aconteceu em todas as cidades e países que receberam copas e olimpíadas. Caberá aos brasileiros assumirem seu papel de cidadão e cuidar do patrimônio e do dinheiro público (é bastante difícil, eu sei, mas não custa sonhar).

Se dependesse do meu voto, o Brasil não teria nem Copa 2014 nem Olimpíada 2016. Como fui vencido, que tragam reflexos positivos duradouros para o país. (LAP)