sábado, 3 de outubro de 2009

Formula 1 - Ronda 15, Japão (Qualificação)

Foi tudo, menos tranquila, a sessão de qualificação para o GP do Japão, que este ano regressa ao traçado de Suzuka. Primeiro, o violento despiste de Mark Webber nos treinos livres, algumas horas antes da qualificação, e que implicou a sua ausência, e depois da qualificação própriamente dita, foram mostradas três bandeiras vermelhas, para o Toro Rosso de Jaime Alguesuari, o Toyota de Timo Glock e o McLaren de Heiki Kovalainen.


O espanhol e o finlandês despistaram-se na Curva Denger, uma das mais velozes do circuito, enquanto que Glock bateu no muro de pneus após a recta da meta, e ficou preso no carro. Apesar de estar bem, a participação do piloto alemão na a corrida de amanhã está em dúvida. Caso ele e Webber corram, terão de o fazer a partir das boxes.


No meio de toda esta agitação, quem levou a melhor foi o Red Bull de Sebastien Vettel, que conseguiu ser superior ao Toyota do veterano Jarno Trulli por 60 décimos de segundo (1.32,160 contra 1.32,220). Lewis Hamilton, no seu McLaren-Mercedes, fez o terceiro melhor tempo, com 1.32,395.


"Com todas estas interrupções foi difícil aquecer os pneus, e em especial na Q3, isso tem influencia nas cargas de combustível e nós tivemos sorte na altura em que saímos, tendo em conta que só tínhamos uma tentativa. O carro estava fantástico, fui o mais rápido da Q1, Q2 e Q3, a mais difícil foi a Q3 em que só tive uma volta com a gasolina a bordo e não foi em fácil, em especial nos esses, e com os pneus a não durarem muito mais do que uma volta", começou por afirmar Vettel no final da sessão, acrescentando que está muito contente "por voltar à boa forma e colocar o carro na pole".

Em relação à sessão agitada de qualificação que passou, Vettel afirmou o seguinte: "Foi uma sessão estranha mas o mais importante é que todos os pilotos estão bem. Na qualificação tentamos sempre procurar os limites mas na curva 9, onde muita gente saiu, é difícil quando se passa muito do corrector, uma vez que nos tornamos num passageiro e quando voltamos [à pista] não conseguimos reduzir a velocidade e a escapatória não é muito grande e o muro está perto e penso que é por isso que bateram nos muros".


Quanto a Jarno Trulli, de regresso à boa forma, comentou a qualificação da seguinte forma: "Foi uma sessão de loucos, o carro está bom desde o inicio da sessão, os mecânicos têm feito um bom trabalho com o meu carro, permitindo-me regressar à luta pelos lugares de topo. Sabia que ia ser difícil, mas apenas tratei de manter a concentração e fazer o melhor possível na altura certa", declarou, acrescentando que "para amanhã, a minha preocupação é a degradação dos pneus - porque vimos hoje que a degradação é muito grande - e a partida, uma vez que não temos feitos grandes partidas este ano", concluiu.


Já Lewis Hamilton era um homem feliz com o seu terceiro posto, pois não tinha um carro devidamente equilibrado para esta pista. Contudo, isso não impediu de elogiar a pista de Suzuka: "Já sonhava vir aqui há muitos anos e estou muito contente. Os japoneses tratam-nos como reis a pista é muito especial", começou por dizer, referindo ainda que não esperava obter esta posição "porque o carro de manhã estava muito mau, mas fizemos algumas alterações que resultaram para a tarde."


Contudo, o final da qualificação não significou a definição da grelha. Algumas horas depois, sete pilotos foram penalizados com a perda de cinco lugares cada um, "revolucionando" a grelha de partida: os Brawn de Jenson Button e Rubens Barrichello, o Renault de Fernando Alonso, os Force India de Vitantonio Liuzzi e Adrian Sutil, o McLaren de Heiki Kovalainen e o Toro Rosso de Sebastien Buemi. Dos sete, os Brawn, o Force India de Sutil, o Renault de Alonso e o Toro Rosso de Buemi foram penalizados pelo facto de terem ultrapassado sob amostragem de bandeiras amarelas, enquanto que os restantes dois elementos (Liuzzi e Kovalainen) aconteceram por terem trocado a sua respectiva caixa de velocidades.

E com isto tudo, na próxima madrugada estaremos acordados para saber como é que as coisas irão decorrer e acabar nesta mítica pista japonesa. E se vai ser aí que saberemos quem vai ser o novo campeão do mundo.

1 comentário:

Jessica Corais disse...

Realmente foi bem movimentado o treino, espero que a corrida também seja assim.

Acho que o Rubinho pode tirar uns pontinhos neste GP, mas acredito que o titulo ficará mesmo com o Button.

Abraços, Jessica Corais