quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Oficial: Robert Kubica na Renault

Depois de muitos dias a especular, eis o anuncio oficial: a Renault assinou acordo com o polaco Robert Kubica para substituir Fernando Alonso na equipa francesa, um acordo que em principio, terá a duração de três temporadas, embora se fale em certos circulos de que tem uma cláusula onde se permite ficar liberto ao final de cada ano, caso surjam propostas mais interessantes para seguir.


"Desde o Robert fez a sua estreia na Formula 1 em 2006 que ele tem estado sob o nosso radar, sendo um dos pilotos mais talentosos da sua geração e ele cumpriu essa promessa pelo que é óptimo tê-lo num dos nossos carros na próxima temporada", começou por dizer Bob Bell, director da equipa gaulesa. "A Renault tem grandes ambições e esperanças para o futuro da equipa e sentimos que o Roebrt pode desempenhar um papel importante na sua concretização", acrescentou.


Quanto ao piloto polaco, o comunicado oficial expressa também a satisfação por este novo desafio: "Estou muito contente por me juntar à Renault para 2010. Sinto que tenho uma ligação especial com esta equipa porque em 2005 venci a World Series by Renault. Isso deu-me a oportunidade de testar com a equipa em Barcelona, o que levou à minha estreia na Fórmula 1. Partilho com a Renault uma mentalidade vencedora e sinto-me confortável com a sua atitude amigável e aberta", referiu. "Estou altamente motivado e optimista de que juntos poderemos estar na frente no próximo ano e lutar pelo título", concluiu.


Actualmente com 24 anos de idade (nasceu a 7 de Dezembro de 1984, em Cracóvia), Kubica tornou-se no primeiro piloto polaco na Formula 1, cuja carreira foi inteiramente passada na BMW Sauber, onde se estreou no GP da Hungria de 2006, substituindo Jacques Villeneuve. O seu primeiro pódio foi alcançado algumas corridas depois, em Monza, e disputou até agora 55 corridas, conseguindo uma pole-position, oito pódios e 129 pontos no total. A sua unica vitória no currículo aconteceu no GP do Canadá de 2008, numa dobradinha com Nick Heidfeld. Isso aconteceu exactamente um ano depois de sofrer o seu mais espectacular acidente da sua carreira.

A sua melhor classificação foi em 2008, quando terminou o campeonato na quarta posição da geral.

Sem comentários: