quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Youtube Rally Classic: Rali RAC 1977




Esta recebi por mail vindo do Gonçalo Sousa Cabral, dono do programa 16 Valvulas. Na semana passada, como sabem, Sebastien Löeb venceu pela sexta vez consecutiva o título mundial de pilotos, num rali que tem garantido o seu lugar nos clássicos desta modalidade, a par de Montecarlo, Rali da Córsega, Sanremo, Acrópole, Safari e Portugal.



Hoje em dia, este é um rali como todos os outros, mas em 1977, tudo era diferente. Não falo tanto dos carros em questão neste video, como o Ford Escort Mark II, o favorito de todos, ou do Lancia Stratos de Sandro Munari (provavelmente uma das últimas aparições deste carro), ou o Toyota Celica e o Triumph TR7, mas pelos pilotos que lá aparecem: Bjorn Waldegaard (o vencedor do rali) Roger Clark, Ari Vatanen, Hannu Mikkola, Pentti Airikkala, no seu Vauxhall Chevette, entre outros. corridas quer nas classificativas públicas, aos quais os pilotos detestavam e chamavam de "Etapas Mickey Mouse", quer nas etapas de floresta, onde os navegadores só sabiam da classificativa no momento em que lá chegavam!



E com a melhor banda sonora de todos: os motores! Enjoy.

3 comentários:

Germano disse...

o Stratos ainda ficou mais um ano na ativa, depois foi repassado para as equipes satélites...embora com a Equipe Chardonnet tenha sido usado até 1982!!!!!!

Ricardo Santos disse...

Isto é maravilhoso!

Hugo Reis disse...

Germano, não sei qual de nós estará certo mas eu estou convencido de que o Stratos se retirou oficialmente em 77 para dar lugar ao 131. O único rali do mundial de 78 feito por um Stratos "oficial", foi o Sanremo, a pedido do Markku Alen. E até andou bem!

Cumprimentos,
Hugo Reis