quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A 5ª Coluna desta semana

A 5ª Coluna desta semana é essencialmente dedicada à Formula 1, especialmente com aquelas que poderão ser as grandes noticias da temporada, que são a compra da Brawn GP pela Mercedes, a chegada de Jenson Button à McLaren, para correr ao lado de Jenson Button e a eventualidade de um ano sabático por parte de Kimi Raikonnen em 2010.


Sobre a compra da Brawn GP pela Mercedes, que acontece em contra-ciclo, eis uma explicação plausivel:


"Quanto ao facto desta compra [da Brawn GP pela Mercedes] estar em contra ciclo às saídas dos construtores, como a BMW e a Toyota, isto dá-nos a ideia de que a Mercedes não é um construtor qualquer. Estão na competição automóvel desde os seus primórdios. Foram eles que venceram o Grand Prix do ACF em 1914, três semanas antes de rebentar a I Guerra Mundial, foram eles que, em 1934, tiveram a ideia de raspar a tinta branca (cor nacional da Alemanha) que os envolvia antes da sua primeira corrida oficial, para ficar no peso exigido pela Comissão Desportiva Internacional (antecessora da FIA), e foi aí que nasceram as 'Flechas de Prata'. Foram eles que nos deram personagens como Hans Stuck e Rudolf Caracciola, e notoriamente o arquétipo do chefe de equipa moderno: Alfred Neubauer. E nos anos 50, depois da II Grande Guerra, regressaram em força com o modelo W195, conduzido por Juan Manuel Fangio e Stirling Moss, e com Neubauer nas boxes a comandar as operações, dando um modelo inesquecível e dois títulos mundiais de pilotos (o de construtores não existia, só foi criado em 1958). Só abandonaram a competição após o acidente mortal de Pierre Levegh nas 24 horas de Le Mans de 1955, onde morreram 82 pessoas.


Em suma, a Mercedes não é um construtor qualquer. Também eles respiram competição, e provavelmente serão os únicos a aproximarem-se do arquétipo da Ferrari. E tem outro triunfo: Ross Brawn pode ser outro Alfred Neubauer, logo, pode-lhes dar mais títulos em nome próprio, mesmo arriscando a ter um 'calcanhar de Aquiles' chamado 'piloto de ponta'..."



Mas também não falo só de Formula 1. Os testes que o jovem piloto português Antonio Felix da Costa fez nas últimas semanas, quer com o carro da World Series by Renault, quer com o carro da GP2, também são mencionados. Para lerem isso e muito mais, basta seguirem o link.

1 comentário:

De Gennaro Motors disse...

parabens....o blog ta muito legal!