quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Extra-Campeonato: o caso Thierry Henry

Os jogos dos "playoffs" da noite passada ficou marcada pela polémica no jogo França-Irlanda, que terminou com um empate a um golo, após 120 minutos de jogo, mas que os franceses marcaram o golo que lhes deu o passaporte para a Africa do Sul de forma ilegal: Thierry Henry recebeu a bola com o braço na grande área irlandesa, que passou para Gallas, cabeceando para o fundo das redes do guarda-redes irlandês.


O jornal "L'Equipe" coloca na sua primeira página de hoje o lance da polémica, acompanhada da seguinte frase: "La Main de Dieu", usando a mesma expressão que foi cunhado quando Diego Maradona marcou com a mão no Mundial de 1986, contra a Inglaterra. Quanto a isto, respondo com uma frase de Sir Bobby Robson:


"Não foi a Mão de Deus, foi a mão de um pulha. Deus nada tem a ver com isto. Naquele dia, a minha consideração por Maradona ficou diminuida para sempre"



No final, a Irlanda paga o preço de uma FIFA demasiado conservadora, ao não permitir que os arbitros possam ver as jogadas polémicas por video, ou que coloquem chips nas bolas para ver se estas entram na baliza ou não. Rugby e basquetebol, por exemplo, colocaram ajudas electrónicas para ajudar os arbitros nas jogadas mais polémicas, e a qualidade do jogo não diminuiu.

Para mim, a França não merece estar no Mundial. E para o resto da sua vida, esta vai ser uma marca que Thierry Henry não se livrará jamais.

5 comentários:

Unknown disse...

Fico imaginando se um árbitro desse vai pra copa...

Rodolfo Matos disse...

As regras do futebol são feitas para serem aplicadas a todos os níveis desde a Copa do Mundo até jogos de várzea em Zâmbia.

Anónimo disse...

O árbitro da partida pode errar, afinal ele é humano...
Um jogador também pode errar e até colocar a mão na bola intencionalmente...
Se a atitude parar por aí, então é um caso de FALTA de CARÁTER!!
Esperava, ingenuamente, um "mea culpa", Henri assumir o erro, se desculpar... Mas, não! Houve comemoração pelo gol. Tímida, por parte de Henri, mas houve...
Lamentável!!
Se não me engano, "to dribble" significa enganar, ludibriar ou algo assim... O "drible" no futebol é bonito...
Por outro lado, enganar por meios ilícitos é vergonhoso, deprimente... E não apenas no FUTEBOL...

[está um pouco moralista o texto, mas enfim falei... uma abraço!]

MSTeam Crew disse...

Se fosse outro país tenho certeza de que a represália seria uma arbitragem mais rigorosa na Copa, mas como é a França...para o bem do futebol é bom que ela não ganhe, pois desde já a França passou a ser o time mais odiado do torneio.

José António disse...

Até apetece dizer: aonde está o monsieur Michel Platini?
Não sei se ele já comentou o caso, mas será que o vai fazer?